MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho passará pela região

Em 03/03/2022 às 14:09h

por Redação JM

Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho passará pela região | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cena de Os Dragões (2021), de Gustavo Spolidoro | Foto:Bruno Polidoro

O município de Pinheiro Machado será o responsável por assinalar a presença da região na segunda edição da Adentro - Mostra Interiorana do Cinema Gaúcho. O evento itinerante, que acontece de 5 a 27 de março, reúne três longas e três curtas da recente safra de produções feitas no RS. Doze cidades de diferentes regiões gaúchas vão receber a atração em sessões gratuitas ao ar livre e em outros espaços. Também estão previstos debates com os realizadores e exibições para escolas.

O evento começa no município de Santa Tereza, localizado na Serra Gaúcha, no dia 5 de março, às 19h, na Praça Massimiliano Cremonese. Em caso de chuva, a exibição acontecerá no Clube Santa Tereza. A programação prossegue em Cruzeiro do Sul (6), Barra do Ribeiro (9), Pinheiro Machado (10), Mostardas (12), Riozinho (13), Pontão (17), Tiradentes do Sul (18), Porto Xavier (19), Barra do Quaraí (24), Mata (26) e Sobradinho (27). A iniciaitva é uma realização da Ea Ea Apepê, a mostra tem curadoria e direção geral do cineasta Henrique Lahude. O financiamento é do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), através do edital SEDAC 12/2019 - FAC Movimento.

A seleção de longas-metragens inclui títulos aclamados da cinematografia gaúcha recente: a comédia dramática "Aos Olhos de Ernesto" (2018), de Ana Luiza Azevedo, a fantasia adolescente "Os Dragões" (2021), de Gustavo Spolidoro, e o documentário "Portuñol" (2020), de Thais Fernandes. A programação de curtas traz os documentários "Construção" (2020), de Leonardo da Rosa, e "Ver a vista" (2020), de Daniel Candido de Bem, e "Letícia, Monte Bonito, 04" (2020), ficção de Julia Regis.

"Este ano, a mostra ganha um formato itinerante por cidades de até 15 mil habitantes, para transformar praças e outros espaços públicos em cinemas ao ar livre", promete Lahude. Cada programa da mostra reúne um curta e um longa que serão exibidos em cada cidade. "A proposta também abrange diálogos com escolas públicas locais e disponibiliza acesso às obras cinematográficas com o acompanhamento de um material didático para mediação em sala de aula", complementa.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br