MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Municípios avaliam novo protocolo sobre uso da máscara em menores de 12 anos

Em 03/03/2022 às 08:58h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Municípios avaliam novo protocolo sobre uso da máscara em menores de 12 anos | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apesar de não ser protocolo obrigatório, uso de máscara é recomendado pelo Estado Foto: Divulgação

A partir da publicação do Decreto 56.403, no final de semana, o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixou de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento. O uso do item de proteção individual se tornou um protocolo recomendado para crianças entre seis e 11 anos para alunos das redes pública e privada.

Antes disso, a regra vigente no Rio Grande do Sul seguia a orientação prevista na Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Conforme o parecer técnico do Cevs, “ainda que exista legislação federal que preconize o uso obrigatório para pessoas acima de três anos, considerando o longo período em que não há atualização da legislação, considerando que nos últimos 24 meses não se apresentaram evidências robustas que comprovem o benefício da obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas faixas etárias, considerando que sem benefício comprovado é obrigação dos profissionais da saúde primar pelo não malefício, considerando que a orientação é garantir o uso adequado de máscara, conclui-se que não há base técnica que suporte a obrigatoriedade de máscaras indiscriminadamente na faixa etária de três anos até 11 anos”.

O parecer técnico que embasa o regramento, assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.

A justificativa da SES também reforça a importância da vacinação para que vírus respiratórios sejam mitigados. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.

Bagé seguirá nova orientação

Na noite da última terça-feira, a secretária de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara, através de transmissão nas redes sociais, garantiu que a desobrigatoriedade prevista pelo estado também passa a valer nas três redes de Bagé - municipal, estadual e privada - , enquanto os demais protocolos devem ser mantidos.

Em Hulha Negra, a Secretaria de Educação manteve a orientação pelo uso de máscaras para crianças menores de 12 anos. Apesar de não poder cobrar o uso do equipamento de proteção para a faixa etária de 6 a 11 anos devido ao decreto, a secretaria orientou os pais pela continuidade do uso, por se tratar do item que garante maior proteção contra o vírus. Além disso, a secretária de Educação do município, Adriana Delabary, faz um apelo aos pais e responsáveis para que vacinem as crianças que estão na faixa etária vacinal.

Em Candiota, o assunto foi debatido em uma reunião da Secretaria de Educação na tarde de quarta-feira, dia 2, e, até o fechamento desta edição, ainda não havia definição sobre como o município procederia.

A Prefeitura de Aceguá não retornou à solicitação de informações.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br