MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Materiais que não precisam ir para a reciclagem: veja algumas ideias para reutilizar

Em 18/02/2022 às 09:24h

por Redação JM

Materiais que não precisam ir para a reciclagem: veja algumas ideias para reutilizar | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Pixabay

Existem diversos materiais que não precisam ir direto para reciclagem, algumas embalagens podem ser reutilizadas e transformadas em objetos para sua casa. 

Essa prática de reutilizar materiais ajuda tanto o meio ambiente, como também, o seu bolso, evitando o consumo de produtos que poderiam facilmente ser substituídos por materiais reutilizáveis.

Quando falamos de materiais reutilizáveis são destacadas as embalagens de plásticos, metal, papel e madeiras. Muitos desses materiais podem ser reciclados, porém, esse processo também pode prejudicar o meio ambiente.

No processo de reciclagem se utiliza energia elétrica, combustíveis dos caminhões de coleta e entre outros gastos. Por isso, a melhor forma de preservar o meio ambiente é produzindo menos lixo.

Pensando nisso, separamos algumas ideias para reutilizar materiais que iriam para a reciclagem, aproveitando ao máximo a vida útil dos materiais.

Caixas de papelão 

As caixas de papelão estão presentes no dia a dia, na entrega de mercadorias compradas pela internet, transporte de compras do mercado e em diversas outras situações. Por isso, esse é um dos materiais recicláveis mais comuns.

As ideias para reutilizar caixas de papelão são bem variadas, você pode organizar utensílios domésticos dentro de gavetas, organizar as louças frágeis envolvendo plástico bolha e também usar as caixas no transporte de mudança.

Para as caixas de papelão maiores como de embalagem de geladeira ou fogão, a dica é fazer uma casinha para as crianças brincarem.

Restos de móveis de madeira

Quando um móvel deixa de ter funcionalidade o descarte do material fica mais difícil, sendo necessário alugar uma empresa para recolher e dar o destino correto. 

Mas infelizmente, muitas pessoas utilizam os terrenos baldios para descartar restos de móveis de madeira, assim acumulam mais lixo nas cidades.

Uma solução para usar ao máximo o material é a reutilização, reaproveitando as portas de armários e gavetas de cômodas transformando em prateleiras para jardim vertical. 

Outra ideia é consertar objetos usando adesivos resistentes que ajudam a colar as partes e transformar em um móvel novo. Para dar um novo visual ao móvel, faça um envelopamento com papel adesivo e cola ou pinte a superfície transformando o objeto.

Roupas velhas e rasgadas

As roupas velhas e rasgadas podem ser transformadas em itens de decoração, como uma blusa transformada em capa de almofada para seu sofá ou vários pedaços de tecidos para costurar uma manta decorativa.

Já para as peças rasgadas, uma dica é fazer o reparo da peça em bom estado ou reutilizar camisas de algodão como pano de limpeza. 

Garrafas pet e tampinhas

No caso das garrafas e tampinhas de plástico, elas podem ser transformadas em objetos bem úteis. As garrafas pets utilizadas como vasos, proporcionam um toque de charme das samambaias quando penduradas de forma suspensa no jardim.

Já as tampinhas, elas podem servir como brinquedos para as crianças como jogos de tabuleiro e material para construção de esculturas de materiais reciclados.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br