MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Banrisul lança linha de crédito para estocagem de oliva

Em 15/03/2022 às 07:11h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Banrisul lança linha de crédito para estocagem de oliva | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa inédita foi anunciada na Expodireto Cotrijal 2022 Foto: Giovana Pereira/Especial JM

O Banrisul lançou, de forma pioneira no País, modalidade de financiamento para estocagem de oliva. Com a nova linha de crédito, os produtores poderão estocar oliva e seus derivados já processados, como azeitona em conserva e azeite.

O anúncio foi feito no último dia 11, na Casa da Cotrijal na Expodireto, em Não-Me-Toque, e contou com presença da diretoria e executivos do Banco e da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, que agradeceu a parceria e elogiou a iniciativa do Banco. “Esta linha será muito importante para o produtor que contava com isso. Sem falar que poderá ajudar a atrair outros empreendedores rurais para este setor da olivicultura, que tem tido uma expansão muito relevante no Estado nos últimos anos”, declarou a secretária, ao lembrar que o Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de azeite de oliva extravirgem, concentrando 75% da produção brasileira.

A linha para estocagem de oliva é de comercialização, com recursos livres do crédito rural e tem o objetivo de viabilizar recursos para a armazenagem da matéria-prima adquirida diretamente de produtores rurais ou cooperativas. O diretor Comercial do Banrisul, Fernando Postal, disse que o foco é proporcionar que o produtor possa se desenvolver. “Nós nos orgulhamos muito de estar ao lado do produtor e de sermos pioneiros na criação dessa linha de crédito”, afirmou. Já o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banco, Jorge Krug, destacou a importância da instituição estar próxima de quem produz e promove o desenvolvimento do Estado.

Incentivo ao setor

O crédito pode ser acessado por agricultores e pessoa jurídica - agroindústrias ou beneficiadores que industrializem o produto estocado. O Banrisul também disponibiliza linhas de crédito para cultivo e investimentos rurais na atividade. A superintendente de Agronegócio do Banrisul, Andreia Araújo, lembrou que, apesar do azeite produzido no Rio Grande do Sul ser considerado um dos melhores do mundo, o Brasil ainda importa mais do que produz. “É uma forma de incentivar a produção e fazer com que o Estado se torne uma referência nacional na produção de azeite de oliva”, frisou.

Com mudas de qualidade, manejo adequado, principalmente com a adubação, e com a instalação de indústrias no Estado para o beneficiamento da oliva, a qualidade dos azeites gaúchos tem sido reconhecida em concursos internacionais.

Cultivo de olivas no Rio Grande do Sul

O cultivo de oliveiras no Estado começou há aproximadamente 17 anos na Região Sul. Hoje, são cultivados sete mil hectares de pomares de oliveiras, sendo que 35% produzem frutos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), o solo gaúcho tem capacidade para um milhão de hectares.
O Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, o Pró-Oliva, da Secretaria Estadual da Agricultura, apoia os produtores e consolida a atividade no Estado.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br