MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

O presente e o futuro da Agricultura Digital será tema de palestra na Urcamp

Em 22/03/2022 às 07:30h

por Redação JM

O presente e o futuro da Agricultura Digital será tema de palestra na Urcamp | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ricardo Lara ministrará palestra na quinta-feira | Foto: Arquivo Pessoal


Os processos agrícolas e as ferramentas digitais disponíveis para automatizar, digitalizar, resultando em relatórios e históricos para posteriores análises. É com este foco que o agrônomo Ricardo Silva de Lara palestrará, na próxima quinta-feira, dia 24, para acadêmicos de Agronomia da Urcamp. O evento, que inicia às 19h e terá transmissão pelo Youtube, é uma parceria com a Syngenta Digital.

De acordo com o responsável pela palestra, denominada O presente e o futuro da Agricultura Digital, o momento é de aprendizagem sobre estes novos mecanismos. "Hoje estamos descobrindo e construindo ferramentas digitais para nos auxiliar com os processos agrícolas. Podemos dizer que estamos em um processo de descobrimento, há um caminho longo a ser construído e revolucionado até nos sentirmos em uma agricultura do futuro", comenta Lara.

Em conversa com o JM, questionado sobre inovações no campo, disse que "certamente descobriremos tecnologias revolucionárias que mudarão totalmente a forma de como entendemos o que é agricultura". Na visão dele, "hoje usamos as tecnologias disponíveis, nos limitando ao nosso tempo. Avanços na comunicação, nos fluxos e processo de dados, na automação de processos e atividades são áreas que certamente teremos avanços significativos".

O caso é que a abordagem traça aspectos de um futuro, talvez, nem tão distante. Muitas das inovações, inclusive, já são realidade. "Após a liberação do sinal de GPS para a população civil houve uma boom no uso dessa tecnologia para os mais diferentes fins. Podemos observar que muitas tecnologias estão trabalhando juntas para entregar algum objetivo. Por exemplo, um smartphone que possui hardware e software e aplicativos como o Cropwise Protector usando essas tecnologias para entregar algo novo e diferente. Então, tentando te responder mais claramente, hoje dominamos o que há de tecnologias no mercado. O que estamos aprendendo é usar a imaginação, casada com técnica, conhecimento de caso e necessidade de usuário para construir uma ferramenta útil. Dessa forma, quem tem uma equipe multidisciplinar ligada no que o cliente precisa e no que o mercado entrega e necessita, de fato, estará na vanguarda pois quem manda é a necessidade do cliente", analisa ao afirmar que muito ainda ocorrerá.

"O Digital vem com uma missão de agilizar tudo. As informações estão chegando  cada vez mais próximo do tempo real. Diariamente, presenciamos melhorias, atualizações, novos lançamentos, descobertas. Estamos ligados 24 horas por dia, focados na transformação digital. Escutamos muito os usuários finais, nos proporcionando muitos feedbacks de melhorias. Isso faz com que nos reinventemos", conclui.

De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, Elianinha Silveira, o evento que marca a abertura do semestre da graduação pretende mostrar o que há de mais moderno no setor. "A empresa Syngenta Digital mostrará aos nossos alunos os benefícios que traz aos produtores agora e no futuro. Além dos alunos e corpo docente, também são esperados produtores, empresas, associações de toda região como do Estado. Nosso curso de Agronomia, nos seus 52 anos , vem neste ano inovando , com a Graduação Flex, oferecida em todos os Campus da Instituição de Ensino Superior", detalha.

Perfil

Ricardo Silva de Lara é especialista em Agricultura Sustentável (UERGS) e em Agronegócio (Dom Alberto), Engenheiro Agrônomo/Tecnólogo em Agropecuária Integrada (UERGS) e Técnico em Agropecuária (EEET. Nossa Senhora da Conceição).

Filho de agricultores, após a conclusão do curso técnico (2010), focou os estudos no Agronegócio. Trabalhou com manutenção de equipamentos agrícolas, Extensão Rural, Consultoria especializada. Passou por diversos setores e empresas, adquirindo conhecimento em todos os setores do Agronegócio. Desde setembro de 2020, é responsável pelo Projeto Controle Certo nas lojas da Atua Agro do Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br