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Empreendedor

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Em 24/03/2022 às 00:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

FIERGS vai entrar no metaverso

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, anunciou, quarta-feira, 23, a decisão da FIERGS entrar no metaverso, sendo a primeira entidade a ingressar nesses “mundos virtuais”.  Diferente das propostas conhecidas, a Federação utilizará o metaverso como um novo canal de comunicação para seus temas institucionais e na promoção de marcas e produtos das indústrias gaúchas.

Junto ao prédio virtual da entidade, haverá o Pavilhão Industrial que irá hospedar um showroom permanente do setor, onde as empresas poderão expor os seus itens de fabricação além de fazer lançamentos de inovações, estabelecendo contatos com os mais diferentes mercados.

Já o “edifício” institucional terá Sala de Conteúdos (acervo de  análises da Unidade de Economia e vídeos, imagens e materiais da área de comunicação da entidade); Sala de Temas (ocupada pelos Conselhos e Comitês Temáticos da FIERGS), Plenário da Indústria (reprodução do Plenário físico hoje existente na sede da Federação destinado à apresentação de novas proposições e posicionamentos); Espaço Sindical (onde os Sindicatos Industriais estarão presentes); e a Sala do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS),  voltado à educação executiva.

Numa segunda etapa, haverá módulos de novas áreas dedicadas ao Sesi e Senai do Rio Grande do Sul, bem como um banco de informações sobre o histórico da trajetória da industrialização do Estado. “Vamos fazer uma experiência pioneira no metaverso, disponibilizando esse canal inovador às indústrias estabelecidas no Estado e aos sindicatos filiados“, disse Petry.

Fecomércio divulga resultado da Pesquisa Hábitos de Consumo

Entre as mil pessoas que responderam à pesquisa sobre os Hábitos de Consumo, elaborada pela Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, no mês de fevereiro deste ano, 35,18% afirmaram que compram produtos piratas e o motivo é o preço mais em conta (78,2%), apesar das experiências negativas como a baixa qualidade dos produtos (50,67%), a falta de garantia (8,36%) e a impossibilidade de troca do produto (3,23%).  Em contrapartida, 41,51% disse que não consome mercadorias do mercado informal; 20,89% não tem certeza e apenas 2,43% afirmou nunca ter comprado produtos piratas na vida.

Dos piratas mais comprados, 32,2% é TV por assinatura seguido por 31% de eletrônicos e roupas em terceiro lugar (28,7%). O ticket médio gasto pelos consumidores de pirataria é de R$ 175,00 e os entrevistados afirmaram que acreditam que o motivo dos originais serem mais caros são os impostos elevados (60,65%).

“Com esses e mais dados apontados pela pesquisa temos as informações necessárias para planejar e executar ações contra a pirataria que tanto prejuízo traz para a economia, especialmente para nosso setor. As pessoas que responderam à pesquisa sinalizaram alguns pontos importantes, como a alta carga tributária sobre os produtos legais (80,59%), as campanhas educativas (36,25%), conscientização da população sobre os prejuízos causados pela pirataria (29,65%), entre outras”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 

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