MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Praga que atinge lavouras da região pode reduzir em até 30% a produtividade da soja

Em 26/03/2022 às 09:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Praga que atinge lavouras da região pode reduzir em até 30% a produtividade da soja | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Ricardo Medeiros/Especial JM

O boletim semanal da Emater/RS apontou a incidência de caruru nas lavouras de soja, em especial no município de Aceguá. A planta daninha está presente em mais de 70% da área de 30 mil hectares da oleaginosa e pode reduzir a produtividade. Também, de acordo com o material divulgado, há alto risco de disseminação pelo maquinário para outras lavouras, especialmente nos casos de colheita terceirizada.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater de Aceguá, Ricardo Medeiros, uma planta de Caruru por metro quadrado (m²) pode diminuir a produtividade da soja em até 32%. Ele salienta que, além de Aceguá, toda a região da Campanha está com infestação da praga. Segundo ele, o inço entrou na região através do Uruguai e Argentina e pode ser disseminado por pássaros, gado e até automóveis. “Cada planta de Caruru produz mais de 200 mil sementes”, ressalta.

O agrônomo explica que o caruru é uma das principais plantas invasoras da soja e compete com a oleaginosa por água, nutrientes e luz. “O combate era realizado com glifosato mas, agora, a erva já criou resistência”, disse.

Medeiros explica que, na atualidade, a praga precisa ser combatida com herbicidas hormonais, mas é necessário que seja aplicado antes do plantio da soja, com bastante cuidado. “É preciso garantir as condições técnicas ideais para que não se espalhe prejudicando os pomares frutíferos”, relata. O engenheiro da Emater informa, contudo, que a soja plantada de forma tardia tem menos incidência da praga.

Planta exótica

O caruru-palmeri (Amaranthus palmeri) é uma planta daninha exótica que teve seu primeiro relato no Brasil em 2015, no Mato Grosso. O que mais preocupa é o histórico de infestação e agressividade que esta planta apresenta, associados a uma grande capacidade de selecionar resistência a herbicidas. Caruru é a designação comum a certas plantas do gênero Amaranthus, da família das amarantáceas, algumas de folhas comestíveis, bastante utilizada em culinária. A maioria delas é considerada invasora de plantações.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br