MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Meninas do Anjos de Combate são aprovadas na base do Grêmio

Em 29/03/2022 às 15:51h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Meninas do Anjos de Combate são aprovadas na base do Grêmio | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jovens do projeto têm se destacado no futebol feminino - Foto: Divulgação

Criado em 2018, o projeto Anjos de Combate tem impactado cada vez com mais força a vida dos jovens do bairro Prado Velho e arredores. Para se ter noção, antes da pandemia, a iniciativa chegou a envolver até 150 integrantes. Porém, a perspectiva é que as atividades sejam retomadas, no ginásio Mosquitã­o e no Centro Comunitário do Prado Velho, gradativamente. Mas os frutos não deixaram de ser gerados, pr­incipalmente no que diz respeito ao futebol feminino. Nessa segunda quinzena de março, 13 meninas participaram por avaliações na base de Inter e Grêmio. E já num primeiro estágio, a zagueira Lívia Coutinho, 14 anos, foi aprovada a integrar o elenco das Gurias Gremistas.

Presidente da Associação de Moradores do Prado Velho e coordenador do Anjos de Combate, Augusto Morais relata que o futebol feminino, preferencialmente nas modalidades de sete e 11, tem ganho cada vez mais espaço. Inclusive, o projeto cogita jogar a Copa Regional Dalponte, se obtiver os apoiadores necessários para viabilizar a participação. E o caso de Lívia se torna um reflexo disso. E não deve parar por aí. Entre os dias 2 e 4 de junho, o projeto foi solicitado para retornar, ao Grêmio, com a lateral esquerda Thuany Rosa da Silva, 16 anos, que será submetida a uma segunda observação.

O projeto

Falando especificamente do projeto, o Anjos de Combate atende meninos e meninas de seis a 18 anos. Focado nos princípios militares, os jovens aprendem questões básicas do dia, desde noções de acampamento, até primeiros socorros. Conforme Morais, também há hierarquias de cargos e funções entre os próprios integrantes, trabalhando, assim, a disciplina no ambiente.

Por se tratar dos jovens, o esporte é uma ferramenta utilizada com assiduidade, pelo Anjos de Combate, para impacto social e educacional. E foi dentro desse contexto que o futebol feminino ganhou destaque, em razão do interesse e dedicação das meninas que participam do projeto. Para subsidiar às atividades, Morais comenta que o Anjos de Combate conta com diversos apoiadores, inclusive, com assistência médica, psicológica e de nutricionistas para os jovens. Durante as atividades, também são servidos alimentos.

O encaminhamento das meninas para a base do Grêmio, na concepção de Morais, é uma forma de direcionar um caminho para os jovens da comunidade, independente de qual seja. “O nosso principal objetivo é que meninos e meninas encontrem seus caminhos. O importante é estarem juntos, afastando eles das coisas erradas. E acreditamos que a disciplina militar é uma ótima ferramenta para isso. Toda e qualquer ação sempre conta com respaldo e apoio dos pais, que participam de forma ativa dos projetos. Cremos que esse contato com as famílias dos jovens é o diferencial do projeto, que não conta com nenhum vínculo político”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br