MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Cideja e Sindicato dos Trabalhadores Rurais buscam recursos para implantar Escola Família Agrícola

Em 02/02/2022 às 07:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cideja e Sindicato dos Trabalhadores Rurais buscam recursos para implantar Escola Família Agrícola | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
parte das instalações está sendo solicitada para o EstadoFoto: Divulgação

A extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Hulha Negra, está sendo pleiteada para se tornar uma Escola Família Agrícola (EFA) -  Campanha. A articulação está sendo feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja ) e pelo Sindicado dos Trabalhadores Rurais - Regional Sindical Fronteira  de Bagé. Na terça-feira, dia 1º, inclusive, mais um passo foi dado para a implantação.

As Escolas Família Agrícola (EFA) são escolas comunitárias geridas pela associação de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade. A metodologia utilizada nas EFAs é a pedagogia da alternância onde o/a estudante vivência, por um período, o tempo escola e, por outro, o tempo comunidade. A  área da Fepagro foi solicitada a Secretaria da Agricultura, em novembro do ano passado, por representantes do Cideja. O grupo pediu a doação de um espaço da fundação para a instalação. Nesta semana, a caomissão esteve no local para conhecer a infraestrutura e também vislumbrando as possíveis melhorias, reformas e implantações que as futuras instalações necessitam para acolher os alunos.

De acordo com a Secretaria Executiva da presidência do Cideja, Liziane Jardim, este é o terceiro passo dado para que a EFA seja implantada. Ela explica que, no primeiro momento, foi discutida a necessidade da criação, trazida pelas comunidades. Depois foi realizada uma reunião entre o movimento sindical e autoridades dos municípios para a discussão e criação da comissão. "Os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador, e de Hulha Negra, Renato Machado, estão dando todo o apoio para a implantação", disse.

Conforme o presidente do STR Sindical fronteira, Milton Brasil, hoje é possível visualizar o que pode ser um grande marco para melhorias e avanços de agricultores e pecuaristas familiares da fronteira. "As instalações contam com mais de 20 prédios contendo salas de aula, laboratório, mecanização agrícola, alojamentos entre outros e mais de 600 hectares de extensão territorial", comenta.

Segundo Liziane, o próximo passo é a cedência da área e, após, formar uma associação com municipios do Cideja. As prefeituras já estão articulando a liberação do Governo do Estado, bem como do Ministério da Educação (Mec). "O local está há muito tempo fechado e necessitamos de alojamentos, cozinha, refeitório, espaço de convivência e área pra desenvolver a parte técnica", comenta a Secretária.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br