MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Pampa Gaúcho tem nove municípios homologados no Mapa do Turismo 2022

Em 02/04/2022 às 13:21h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Pampa Gaúcho tem nove municípios homologados no Mapa do Turismo 2022 | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Camaquã é um dos pontos turisticos relacionados no Mapa Foto: Divulgação

O Ministério do Turismo divulgou, esta semana, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades, distribuídas em 322 regiões turísticas, foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMAPA) recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

De acordo com presidente do Conselho Municipal de Turismo, Elisabeth Drumm, foram renovados os cadastros de sete municipios, incluído um novo e outro foi transferido para o Pampa. Ela explica que o credenciamento dos municípios no Mapa do Turismo 2022 encerrou em março. “A região Turística do Pampa Gaúcho registrou nove dos 10 municípios que se reconhecem como pertencentes ao Pampa e outro município está se organizando para ser incluso num prazo de 60 dias”, comenta. Foi homologado, pela Setur, o credenciamento dos seguintes municipios: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Santana do Livramento. “O papel dos interlocutores municipais foi de extrema importância e oportunizou a ampliação de sete para nove municípios”, relata.

Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

No Mapa, Bagé e Santana do Livramento ficam classificadas na categoria B, e Caçapava do Sul na C, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pinheiro Machado constam na D e Hulha Negra na E.

Cadastramento

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê. O Órgão de governança da região é a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur). De acordo com a presidente da entidade Clori Peruzzo, a diretoria, tem trabalhado para a manutenção da permanência dos municípios no Mapa do Turismo. "Nosso propósito é garantir as condições para que a entidade possa avançar nos serviços oferecidos para os municípios e região, como a organização da 3ª Expopampa, que acontece nos dias  3,4 e 5 de junho", destaca Clori .

Neste ano, foi adicionado na plataforma um novo campo para preenchimento obrigatório denominado “Atividade Turística”. O objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios, que contribuirá para melhor definição e desenvolvimento das políticas públicas.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br