MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Unidade da extinta Fepagro de Hulha Negra pode sediar estação regional do Irga

Em 02/04/2022 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Unidade da extinta Fepagro de Hulha Negra pode sediar estação regional do Irga | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
área tem mais de 500 hectares Foto: ArquivoJM

Vários projetos estão em andamento para a área da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) situada em Hulha Negra. O espaço que foi incorporado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) passa a ser administrado pelo Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Ovinocultura (CEOVINOS), de Encruzilhada do Sul. Entre as projeções para o local, consta uma nova estação regional de pesquisa do Instituto Rio Grandense do Arroz. A proposta é reservar uma parte dessa área para a nova estação regional, cuja previsão é ser inaugurada pelo Irga até o final deste ano. Hulha Negra, vale mencionar, é atendida pelo 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Conforme informações da Seapdr, uma parte do espaço, que conta com mais de 500 hectares, deverá ser cedida para a nova estação de pesquisa do Irga e outra abrigará projetos de olivicultura e de integração lavoura-pecuária e, ainda, uma parte será destinada para o Programa Sentinela da Secretaria da Agricultura, para atuação em Defesa Agropecuária.

Além disso, existe uma demanda que vem sendo pleiteada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e pelo Sindicado dos Trabalhadores Rurais - Regional Sindical Fronteira de Bagé, para transformar o espaço em uma Escola Família Agrícola (EFA) – Campanha. O tema vem sendo tratado desde o ano passado.

Em nota, a Secretaria de Agricultura destacou que: “Para a demanda da Escola Família Agrícola seja implementada no local, é necessário uma negociação, primeiramente, com a Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Antes de qualquer pronunciamento da Seapdr, deve ser viabilizado um acordo de cooperação entre as pastas”.

As Escolas Família Agrícola (EFA) são escolas comunitárias geridas pela associação de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade. A metodologia utilizada nas EFAs é a pedagogia da alternância onde o/a estudante vivência, por um período, o tempo escola e, por outro, o tempo comunidade. A área da Fepagro foi solicitada a Secretaria da Agricultura, em novembro do ano passado, por representantes do Cideja. O grupo pediu a doação de um espaço da fundação para a instalação.

A estrutura

As instalações contam com mais de 20 prédios contendo salas de aula, laboratório, mecanização agrícola, alojamentos e mais de 500 hectares de extensão territorial. A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro Campanha) foi responsável, por vários anos, pela pesquisa sobre produção agropecuária, vegetal, animal e derivados. Em novembro de 2016, o governo de José Ivo Sartori extinguiu fundações, incluindo a Fepagro.

A Fepagro Campanha leva o nome do geneticista e agrônomo sueco radicado no Brasil, chamado de “o pai do trigo”, Iwar Beckman. O pesquisador chegou a Bagé em 1924, para atuar no Centro Nacional de Triticultura, na Estação Experimental Fitotécnica da Fronteira, mais tarde transformada na Fundação.

A estrutura foi batizada com seu nome, em 2011, devido à contribuição e criação de 27 das 49 variedades de trigo cultivadas no Sul. Ele foi pioneiro nos estudos de ciências agrárias, no Rio Grande do Sul, além de fornecer e contribuir com uma parte da coleção de sementes de cultivares de trigo, soja e milho, entre outras espécies. Na unidade de Hulha Negra, funcionou o programa Dissemina, que tinha o objetivo estimular e fomentar o incremento da qualidade genética, sanitária e nutricional da pecuária de carne e leite do estado do Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br