MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

A importância e os benefícios da prática esportiva para a saúde

Em 05/04/2022 às 08:57h

por Redação JM

A importância e os benefícios da prática esportiva para a saúde | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vanessa Pinto na etapa Guaíba do Circuito Sesc de Corridas, em 2019 | Foto: Arquivo Pessoal

Por Milena Saraiva Tort

Acadêmica de Jornalismo Urcamp

 

No dia 6 de abril, comemora-se internacionalmente o Dia do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Esta data foi estabelecida em 2013, numa Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de celebrar o potencial e a importância do esporte na formação social dos cidadãos.

Segundo o educador físico e professor de judô, Fabrício Leal, o esporte é um dos fatores fundamentais para se ter qualidade de vida: “São várias coisas, por exemplo, qualidade do sono, qualidade de alimentação, exercício físico, até mesmo no trabalho, tu não pode viver afundado no trabalho, tem que ter uma válvula de escape: fazer uma academia, caminhada ou alguma coisa do gênero”. Além disso, Leal enfatiza que é fundamental procurar acompanhamento e supervisão de profissionais qualificados ao realizar certos exercícios físicos: “O que é bom pra ti pode não ser bom pra mim. Então é estudar caso a caso [...], é orientação profissional, saber com quem tu estás fazendo e qual a especialização”, reforça.

A analista de recursos humanos e atleta de corridas de rua, Vanessa Pinto, descreve o papel que o esporte representa no seu dia a dia: “Significa recarregar minha saúde física e mental. Praticar esporte me traz disposição, carrega minhas energias e me traz gás para encarar o dia a dia. Ele é capaz de me desafiar e me fazer acreditar na superação, sem falar que eleva minha autoestima e autoconfiança”. Ela também cita o que a motiva para manter a constância nos treinos: “Pela minha superação pessoal e, também pelo fato de gostar de desafios e de participar de competições. Antes de passar por duas cirurgias no joelho eu não dava importância para os treinos, gostava de participar das competições, mesmo não estando preparada. Posteriormente, percebi que é necessário preparar nosso corpo e nossa mente para poder exigir resultados”.

Valorização e incentivo ao esporte

Quanto à valorização e o estímulo às práticas esportivas, Vanessa destaca: “O esporte deveria ser mais valorizado pelo fato de ter princípios educativos a formação de um indivíduo, ensinando a lidar com vitórias e derrotas em grupo, assim como conquistas e fracassos pessoais, ensina a ter disciplina, a respeitar regras, promove solidariedade, espírito de equipe, entre outros”.

Segundo Leal, o incentivo deve vir em forma de investimento, mas não só por parte do poder público. “Tem que haver investimento, e não é só investimento dinheiro, é de conhecimento do profissional e atualização profissional. Quando a gente fala em investimento acha que o poder público é obrigado a tudo, mas o professor tem que correr atrás também”, afirma.

Aulas e espaços com acesso gratuito

Conforme o coordenador de esportes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Bagé (Sejel), Jairo Moraes, a Prefeitura oferece atualmente diversas modalidades esportivas de forma gratuita para a população bajeense. “Nós temos vários núcleos hoje em Bagé – Narciso Suñe, São Martins, Sagrada Família, Grêmio Esportivo Bagé – com zumba, funcional, dança de salão, balé kids e todas essas atividades gratuitas. Temos em cada núcleo um responsável por inscrição, é só agendar o horário que melhor convir. Hoje nós temos futebol, futsal, areia, uma pista de atletismo, bicicross, corridas. Então, a Sejel abrange todo e qualquer esporte”, explica Moraes.

Para saber mais sobre essas atividades, acesse a página da Sejel no Facebook ou através do site da Prefeitura de Bagé em: www.bage.rs.gov.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br