MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Proposta que cria rota histórica de locais significativos recebe parecer favorável

Em 05/04/2022 às 10:45h

por Redação JM

Proposta que cria rota histórica de locais significativos recebe parecer favorável | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Municípios de Bagé e São Borja integram proposta / Foto: Audrin Quadros/Especial JM

O deputado Vilmar Zanchin, do MDB, apresentou parecer favorável ao projeto de lei que cria o Programa Os Caminhos Farroupilhas, prevendo uma rede de rotas históricas e culturais de locais significativos e de expressão representativa da Revolução Farroupilha. A posição do parlamentar ainda deve ser avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. As Capitais Farroupilhas oficiais, representadas pelos municípios de Piratini, Caçapava do Sul, Alegrete e São Gabriel, e as capitais provisórias, representadas pelos municípios de Bagé e São Borja, devem integrar a proposta de autoria do deputado Ernani Polo, do Progressistas.

Pela proposta de Polo, os locais significativos e representativos da Revolução Farroupilha passam a ser considerados como áreas de relevante interesse cultural do povo do Rio Grande do Sul. Os Caminhos Farroupilhas serão integrados por obras, objetos, monumentos naturais e artificiais, cemitérios, locais onde se travaram combates, edificações e outros espaços públicos e privados cultuados nas manifestações do tradicionalismo gaúcho.

Os caminhos de tropas de gado maior, ainda que existentes em período anterior ao da Revolução Farroupilha, mas importantes no seu período histórico, também integrarão Os Caminhos Farroupilhas, podendo ser realizadas em seu trajeto, entre outras atividades, cavalgadas, caminhadas, trilhas e ralis. Na definição, pelo Estado e pelos municípios, dos locais significativos e representativos da Revolução Farroupilha que integrarão Os Caminhos Farroupilhas, poderão ser ouvidos o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e os representantes do setor econômico do turismo.

A operação executiva do Programa Os Caminhos Farroupilhas, previsto pelo projeto, poderá ser delegada total ou parcialmente ao MTG, mediante instrumento jurídico de parceria. No programa poderão ser construídos parques temáticos da Revolução Farroupilha, podendo receber o empreendedor, para esse fim, benefícios e incentivos fiscais e creditícios do Estado, assim como concessão de área específica.

O programa poderá contar com portal constituído por plataforma na rede mundial de computadores, com o objetivo de disponibilizar informações e de interação entre pessoas, empresas, entidades e organizações da sociedade, bem como os poderes públicos estadual e municipal, que, entre outros objetivos, poderá demarcar as rotas históricas e turísticas dos locais representativos da Revolução Farroupilha, com as notas históricas respectivas de cada local, data e evento.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br