MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Dia do Jornalista é comemorado nesta quinta-feira

Data foi criada em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Em 07/04/2022 às 07:40h

por Redação JM

Dia do Jornalista é comemorado nesta quinta-feira | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dias registrando o jogo entre Guarany e Internacional, em Bagé |Foto: Gabriel Xavier

por Alexandre Bastos
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Neste dia 7 de abril, é celebrado o Dia do Jornalista. A data faz uma homenagem ao serviço dos responsáveis em apurar as notícias e transmitir para a população de maneira neutra e ética. Seja em plataformas online, televisão, rádio ou jornais impressos, o jornalista deve sempre ter fontes confiáveis e equanimidade como base.

Durante esse dia, além de ser uma data comemorativa para os jornalistas, também são reforçados os perigos da profissão para o público. Anualmente, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) faz um balanço de casos registrados de violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil. Em 2018, foram 33 casos que tiveram como alvo 58 profissionais. Em 2021, o país teve um recorde de casos, segundo o relatório “Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil”, lançado pela FENAJ. A pesquisa aponta que foram 430 episódios, dois a mais do que os 428 casos registrados em 2020. O relatório registrou também um crescimento no número de casos de agressões verbais, ameaças/intimidações e impedimentos ao exercício profissional.

O assessor de imprensa da Embrapa Pecuária Sul, Felipe Rosa, fala sobre o que é ser jornalista de uma forma ampla e como funciona o trabalho dele. “Ser jornalista é apurar, levantar informações, escrever notícias e relatar acontecimentos através dos diferentes meios de comunicação, jornais, TV, rádio todas as plataformas digitais que existem hoje. Aqui na Embrapa, a gente tem que ter um detalhamento mais específico, uma tradução do que é a ciência para uma linguagem mais acessível a todos. Então, o nosso trabalho diário é principalmente tentar traduzir o que a ciência agropecuária está fazendo para uma linguagem em que toda a sociedade possa acessar”, explica.

Já Yuri Cougo Dias, jornalista esportivo do Jornal Minuano, fala sobre sua paixão que é o jornalismo e como ele conheceu a área. “Para mim é a realização de um sonho, pois desde os dez anos de idade eu queria ser jornalista. O que me inspirou foi o futebol e o esporte. Eu olhava aquilo na TV, escutava no rádio e lia as páginas do jornal e pensava poxa, eu quero fazer parte disso também. E aí, quando eu entrei na faculdade de jornalismo, também conheci outras formas, outras possibilidades de trabalho. E assim acabei me apaixonando por essa área ao qual estou muito feliz e pretendo ainda alçar voos ainda maiores dentro da minha profissão”, comenta Dias.

De acordo com a aluna do curso de Jornalismo da Urcamp, Alana Portella, o Jornalismo é o que faz a comunicação ir para frente. “Para mim, ser jornalista significa levar a verdade para a população, é buscar a imparcialidade e duvidar da realidade. São noites mal dormidas, dias de produção e incontáveis fontes, que valem a pena sabendo que faz a diferença na vida de alguém”, declara a acadêmica.


Origem
O dia homenageia o jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, que participou em diversas lutas a favor da independência do Brasil. Líbero, médico e jornalista, foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também nesta data que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br