MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Declaração Anual de Rebanho será entre junho e outubro

Necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital alterou prazo

Em 09/04/2022 às 06:23h

por Redação JM

Declaração Anual de Rebanho será entre junho e outubro | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Fernando Dias/EspecialJM

A Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul em 2022 deverá ser feita entre os meses de junho e outubro. O período tradicional para a atividade é de janeiro a maio, mas devido a necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital, o prazo foi alterado.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está elaborando, junto com a Procergs, um sistema on-line para a declaração. A fase agora é de desenvolvimento do formulário que, segundo o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Seapdr, Francisco Lopes, será muito mais denso e completo. Antes, era um formulário impresso, frente e verso. "Agora, com a necessidade de informações mais detalhadas, o formulário deverá contemplar uma gama maior de dados e, ao mesmo tempo, ser de fácil entendimento e preenchimento pelo produtor rural", comenta.

Até o final do mês de abril, técnicos dos departamentos de epidemiologia e educação sanitária estarão reunidos com representes das regionais da secretaria, para definir quais os campos que deverão constar no formulário. "Essa troca de ideias com quem está no interior e conhece o dia a dia do produtor será fundamental para a elaboração de um formulário mais amigável possível", explica Lopes.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, (Fundesa) Rogério Kerber, destaca que as informações mais completas são um diferencial importante após a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, obtida pelo Rio Grande do Sul em 2021. "É preciso que o produtor fique atento ao prazo diferenciado este ano e se prepare para a inovação tecnológica que está sendo desenvolvida, permitindo que a declaração seja feita on-line, com mais praticidade e segurança", frisa.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br