MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Ministro de Minas e Energia deve cumprir agenda em Candiota

Em 14/04/2022 às 10:15h

por Redação JM

Ministro de Minas e Energia deve cumprir agenda em Candiota | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Lideranças da região da Campanha gaúcha foram recebidas pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Brasília, na terça-feira, 12. A pauta do encontro incluiu o Programa de Transição Energética Justa para o Rio Grande do Sul e o futuro da Usina Candiota III, da CGT Eletrosul. Albuquerque adiantou que deve visitar Candiota.

A reunião contou com a presença do vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas; do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; do prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, do MDB; do coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Giovani Cherini, do PL; do deputado estadual Paparico Bacchi, do PL; representante da Copelmi, Roberto Faria; lideranças sindicais da região, vereadores de Candiota e de Hulha Negra.

Hamm explica que foi destacada a importância do programa para preservar a atividade da geração de energia firme e segura utilizando o carvão mineral. "Além de ser uma fonte estratégica para geração de energia, é mais econômica para o consumidores e gera milhares de empregos e renda", argumenta.

O prefeito de Candiota destaca que a proposta é estratégica para a cidade. “Queremos preservar a atividade da geração de energia segura, utilizando a nossa riqueza, o carvão mineral. Atividade que gera emprego e economia”, pontua Folador.

Durante a agenda, a comitiva também tratou sobre aprovação da emenda 17, da Medida Provisória 1078 de 2021, de autoria de Hamm, que prevê incentivos à indústria do carvão mineral e a prorrogação dos subsídios por mais 15 anos a partir de 2025 para todas as usinas que dependem deste recurso no Sul do Brasil.

A agenda do ministro, na região, ainda deve ser confirmada. A expectativa é a de que a visita à Capital Nacional do Carvão Mineral ocorra em maio. A pauta está definida: está ligada à demanda de lideranças locais, que buscam uma solução para a continuidade de operação da Usina Candiota III, tendo em vista que o contrato de venda de energia da unidade encerra em dezembro de 2024.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br