MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Título honorífico de 1918 para o 14 de Julho

Em 14/04/2022 às 11:10h

por Redação JM

Título honorífico de 1918 para o 14 de Julho | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Representantes do clube recebem homenagem na segunda-feira | Foto: Silvia Macedo/ReproduçãoJM

O Esporte Clube 14 de Julho, de Livramento, recebeu, na segunda-feira, dia 12, o troféu do título honorífico do Gauchão de 1918. A entrega foi feita pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. O ato, na sede da FGF, foi acompanhado por Manoel Severo e Luis Fernando Martins, representantes da empresa gestora do futebol do 14 de Julho, o apoiador Kamal Badra, o secretário-geral da Federação, Mauro Rocha, e o diretor jurídico da FGF, Carlos Schneider.

"O gesto é muito importante para premiar a história do clube e também representa muito para a comunidade de Santana do Livramento. Hoje, temos a diretoria comandanda pelo presidente Jonnie Giorgetta e o diretor de futebol Adriano Trindade e estamos em um processo de reestruturação através das categorias de base, para que, em breve, possamos voltar a trilhar um caminho de vitórias", destacou Martins.

Como parte das celebrações do aniversário de 120 anos em 2022, o 14 de Julho irá realizar um evento em Santana do Livramento para comemorar o recebimento do troféu, com jogos da escola de futebol e a presença de ex-atletas do clube. O Cruzeiro e o Brasil de Pelotas também receberam a homenagem. Isso porque, em 1918, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Os três clubes disputariam um triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição antes de seu início.

A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes. "Nós entendemos um pouco melhor as dificuldades que eles passaram. É um reconhecimento justo ao 14 de Julho, em razão da impossibilidade de término da competição e uma forma de homenagear os profissionais e dirigentes daquela época" explicou Hocsman.

O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil-Pel. O título honorífico se trata de uma homenagem aos clubes e não se aplica aos mesmos o título oficial de campeão estadual daquele ano.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br