MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Carvão mineral integra agenda dos Leilões de Energia Nova

Em 20/04/2022 às 08:15h

por Redação JM

Carvão mineral integra agenda dos Leilões de Energia Nova | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Certame abre possibilidades para projetos de Candiota e Pedras Altas / Foto: Tiago Rolim de Moura

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na segunda-feira, 18, uma Portaria Normativa que divulga as diretrizes e estabelece o prazo para o cadastramento de projetos de geração que pretendem participar dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração A-5 e A-6. Os leilões ocorrerão no dia 16 de setembro. O carvão mineral está na pauta, abrindo possibilidades para projetos de Candiota e Pedras Altas.

Os projetos habilitados junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para fins de participação no Leilão de Energia Nova “A-4”, poderão requerer o cadastramento, desde que sejam mantidos inalterados os parâmetros, as características técnicas e as demais informações dos projetos.

Os interessados deverão cadastrar os projetos através do Sistema de Acompanhamento de Empreendimentos Geradores de Energia Elétrica (AEGE) e enviar a documentação necessários para habilitação até às 12h, de 11 de maio, conforme instruções disponíveis no site da EPE.

No Leilão de Energia Nova “A-5” serão negociados seis produtos destinados a empreendimentos hidrelétricos, eólicos, fotovoltaicos, termelétricos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, biomassa, biogás e carvão mineral nacional. Já no Leilão de Energia Nova “A-6”, serão negociados cinco produtos destinados a empreendimentos hidrelétricos, eólicos, termelétricos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, biomassa e gás natural.

A depender da fonte primária, o suprimento será contratado por um período de 15 ou 20 anos. Os empreendimentos hidrelétricos estão limitados à potência igual ou inferior a 50 Megawatts (MW). É importante ressaltar que o produto hidrelétrico nos Leilões A-5 e A-6 estão aderentes à lei 14.182, de 12 de julho de 2021, e a sua regulamentação, o decreto 11.042, de 12 de abril de 2022. Ainda será divulgada consulta pública para obtenção de subsídios para a portaria da sistemática da classificação dos lances do leilão.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br