MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comenda Lígia Farinha Almeida: uma homenagem às mulheres de destaque

Em 21/04/2022 às 10:05h

por Redação JM

Comenda Lígia Farinha Almeida: uma homenagem às mulheres de destaque | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Dezessete mulheres receberam a Comenda Lígia Farinha Almeida na primeira sessão solene realizada pelo Legislativo bajeense, em 2022, na noite de segunda-feira, dia 18. A Lei que estabeleceu a homenagem entrou em vigor em 2016, por proposição do vereador Omar Ghani, do Progressistas, prevendo a realização de uma agenda específica para a outorga anual da distinção.

O presidente da Câmara, vereador Augusto Lara, do PTB, abriu a sessão destacando a trajetória das homenageadas. “Estou feliz por receber não só mulheres, não só legados, mas por receber histórias. Que essas mulheres homenageadas possam ser inspiração para tantas outras. Quem possam ser a motivação para não parar de lutar até vencer”, disse.

O proponente da lei que estabeleceu a comenda destacou a importância de homenagear mulheres que se destacam por suas atuações em diferentes áreas. Ghani também recordou que a denominação faz referência à primeira vereadora de Bagé, que atuou entre as legislaturas 1947 e 1954. “Considero a criação dessa lei um dos maiores encaminhamentos que fiz. Tenho muita satisfação por ter sido o proponente da Comenda Lígia Farinha Almeida”, definiu.

"Lia Quintana representa a força da mulher, da educação, da transformação de muitas vidas", diz Ferraz

A legislação permite a cada vereador indicar uma mulher para receber a homenagem, conferida pelo Legislativo anualmente. A presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, por exemplo, foi indicada pelo líder do governo, vereador Rodrigo Ferraz. “Minha indicação é justa e merecida. A senhora Lia Quintana representa a força da mulher, da educação, da transformação de muitas vidas. Tem um largo legado na Urcamp, grandes conquistas, grandes trabalhos. Para mim, como vereador, colocar no meu currículo de homenageados a senhora Lia Quintana é uma honra e uma marca positiva”, enfatizou.

Especialista e mestre em engenheira civil, Lia Quintana foi integrante do Grêmio Estudantil no colégio e participou do Diretório Acadêmico na faculdade. É presidente do Conselho de Reitoras das Universidades Brasileiras (CRUB). Também é Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha (Corede Campanha), vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Conselheira Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS). “Quando recebo uma homenagem em uma sessão que podemos definir como eclética, que contemplou todos os segmentos, através das mulheres homenageadas, só tenho a agradecer ao vereador e à Câmara, pelo reconhecimento”, pontuou a homenageada, após a cerimônia.

Homenageadas

Adriana Lara (indicação de Augusto Lara)

Nair Ferreira (indicação de Beatriz Souza)

Jane Mara Oliveira Lucas (indicação de Bocão Bogado)

Camila Nunes Camejo (indicação de Caio Ferreira)

Marcela Meirelles (indicação de Caren Castencio)

Fabiani Moreno Rocha (indicação de Cláudia Messias)

Ana Lúcia Garrastazu Pereira (indicação de Cleber Zuliani)

Lorena Madeira (indicação de Esquerda Carneiro)

Ana Carla Oliveira (indicação de Faustina Campos)

Nádia Messerlian La-Bella (indicação de Flavius Dajulia)

Neida Brasil Pinheiro (indicação de Lélio Lopes)

Ana Cristina Silveira Sarturi (indicação de Lia Rejane)

Neila Valentim (indicação de Marlon Monteiro)

Lidiane Silva Garcia (indicação de Nego Zeca)

Elisandra Franco Bechi Santos (indicação de Omar Ghani)

Lia Maria Herzer Quintana (indicação de Rodrigo Ferraz)

Bianca Mendes Pastoniri (indicação de Xuxa)

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br