MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Professoras falam sobre realidade da educação de surdos em Bagé

Em 23/04/2022 às 16:30h

por Redação JM

Professoras falam sobre realidade da educação de surdos em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bidart é referência no atendimento de alunos surdos | Foto: Arquivo Pessoal

Por Bianca Vaz da Rosa

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

 

O Dia Nacional da Educação de Surdos é celebrado neste 23 de abril. A data tem o intuito de mostrar as conquistas e lutas da integração e educação de pessoas surdas. No Censo Escolar de 2016, foi registrado que o Brasil possuía, na Educação Básica, 21,9 mil estudantes surdos, 32 mil com deficiência auditiva e mais de 300 com surdocegueira.

Em Bagé, segundo a professora Mara Rúbia Pinheirua Rosa, coordenadora do Setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ofertado em três momentos voltados para a aprendizagem dos alunos com surdez. Estes se constituem em AEE em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o ensino de Libras, e o AEE, para o Ensino de Língua Portuguesa.

A coordenadora destaca que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fundação Bidart é a instituição da Rede Municipal de Educação Polo para alunos com surdez desde 2018. No local, são atendidos sete alunos surdos, que estão entre o 1° e o 9° Ano, todos acompanhados por intérpretes da Smed. Além disso, são oferecidas oficinas em Libras para todos os alunos e funcionários.

Segundo Mara, o projeto veio através do anseio de familiares e de alunos surdos, e foi um processo democrático pois foram todos escutados, e que puderam sinalizar o que de fato eles almejavam para uma aprendizagem. “A principal reivindicação dos mesmos era que pudessem estar todos numa mesma escola, pois no formato anteriormente ofertado pela rede era o aluno com surdez numa determinada escola, que para eles não era positivo porque não havia trocas com outros estudantes com surdez”, afirma.

Atualmente, o AEE da Fundação Bidart conta com uma professora surda, uma intérprete com Proficiência em Libras e uma professora de Língua Portuguesa. “A escola faz toda a diferença na vida dos alunos pois lá há um movimento que emana o respeito às diferenças e destacamos o quanto os demais alunos ganham com a convivência diária”, afirma.

A coordenadora destaca o desejo da Smed em ampliar o ensino de Libras para toda a comunidade do município. Na pandemia, por exemplo, a Secretaria criou vídeo aulas transmitidas pela TV Câmara, que contaram com intérpretes da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professora de Libras desde 2010, Ana Paula Moreira conta que aprendeu a língua por volta de seus 2 anos e meio, que foi logo quando seus pais descobriram sua surdez. “Após isso, eles procuraram professores que ensinavam Libras na classe especial da rede pública. A professora me acompanhou na escola particular até meus 5 anos. Depois tive outra professora surda, que me acompanhou na escola e também em aulas particulares, até meus 14 anos”, revela.

Ana Paula leciona, atualmente, Libras na Urcamp e para os estudantes na Fundação Bidart. Ela explica que as pessoas têm procurado o curso de Libras em função da lei que obriga lugares públicos a ter alguém que saiba se comunicar com surdos. Apesar disso, conforme a professora, ainda há pouca oferta de cursos ou escolas para ensinar a língua. “Penso que devia ser obrigatório ter ensino de Libras desde o Ensino Fundamental. Somos mais de 10 milhões de pessoas com surdez no Brasil. Enfrentamos muita dificuldade de comunicação pela falta de acessibilidade”, enfatiza.

Adriana Martins da Silva é intérprete há 11 anos e hoje trabalha em escolas Estaduais como intérprete e como Professora de Libras. Ela destaca que se sente contente em estar fazendo o seu papel enquanto profissional intérprete de Libras para auxiliar alunos surdos em sua formação educacional. “Não só nos espaços educacionais como também em todos os espaços públicos, é direito da pessoa surda ter alguém que saiba no mínimo o básico da Língua de Sinais para que ela possa se comunicar e ter o devido atendimento em sua língua”, explica.

A intérprete ainda afirma que existem muitos desafios para os profissionais de Libras. Isso pois eles são o veículo e mediação da comunicação para essas pessoas com surdez, e precisam manter-se na conduta do código de ética profissional dos Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils) em um contexto educacional pedagógico e inclusivo diante das barreiras e alternativas enfrentadas no cotidiano do trabalho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br