MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornalista lança agenda cultural virtual de Bagé

Em 26/04/2022 às 14:54h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Jornalista lança agenda cultural virtual de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Publicação já tem três edições lançadas | Foto: Divulgação

Para tornar mais acessível e mais próximo ao público a diversidade de programações artísticas e culturais da cidade, a jornalista, escritora e produtora cultural Giana Guterres, 34 anos, lançou a Casa - Agenda Cultural, que reúne, semanalmente, todo o roteiro de atividades de cunho artístico que ocorrerão em Bagé durante a semana.

Prestes a publicar a quarta edição semanal, em formato virtual e totalmente gratuito, Giana explica que para a elaboração da revista, tomou como exemplo o Guia da Fundação Cultural de Curitiba, Curitiba Apresenta, que utilizava para ficar a par da programação da cidade onde morou por mais de uma década. 

Ao voltar para Bagé, passou a sentir falta de ter em mãos a programação da cidade.“Primeiro, enquanto público. E também, como artista e produtora, o desafio sempre é fazer o que a gente cria chegar em mais gente”, comenta.

Mas o embrião da agenda cultural só surgiu a partir de uma reflexão feita no mestrado, sobre novas estratégias de comunicação em gestão cultural. “Então, fui juntando tudo isso e achei que seria o melhor projeto para começar a trabalhar na minha área aqui em Bagé”, relata.

O processo de elaboração do primeiro número começou cerca de um mês antes, com a idealização e formatação do texto, sempre focado em dar visibilidade para o maior número possível de agentes culturais - inclusive, a publicação, a cada edição, destaca um artista da cidade, contemplando todas as linguagens artísticas. 

Inclusive, sobre a seleção de artistas para destaque na publicação, ela explica que, até o momento, abriu espaço para pessoas cujo trabalho já eram conhecidos por ela, previamente. Contudo, a ideia é democratizar a publicação através da disponibilização de um formulário para inscrições, onde os próprios artistas poderão se candidatar ao espaço. “Senão acaba ficando só na bolha de quem eu conheço e, com certeza, a ideia é ampliar para toda a comunidade artística”, destaca.

Para montar a agenda cultural, Giana recorre aos meios de comunicação locais e redes sociais. Além disso, disponibiliza meios para que os próprios interessados encaminhem informações e sugestões diretamente para a agenda cultural. “A ideia é publicar tudo que chega e, conforme for ampliando minha curadoria, preparar destaques para enviar em uma lista de e-mails e ferramentas semelhantes”, diz.

Para os interessados, é possível receber o material semanal diretamente no WhatsApp e, em breve, por e-mail. Também é possível acompanhar a publicação do material diretamente através das redes sociais, no perfil casa_espacodecriacao. Para encaminhar programação para publicação, um formulário foi disponibilizado no perfil do Instagram ou, ainda, através do email casaespacodecriacao@gmail.com.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br