MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Proposta de educar pela igualdade racial pode ser estabelecida em âmbito estadual

Em 26/04/2022 às 15:47h

por Redação JM

Proposta de educar pela igualdade racial pode ser estabelecida em âmbito estadual | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Marroni (foto) destaca inspiração em proposta do vereador Marlon Monteiro / Foto: Divulgação

Baseado em projeto de lei do vereador Marlon Monteiro, de Bagé, o deputado estadual Fernando Marroni, do PT, apresentou à Assembleia Legislativa uma proposta que institui a Semana Educar pela Igualdade Racial nas Escolas, a ser realizada anualmente no mês de março no Estado do Rio Grande do Sul. Na justificativa apresentada junto à proposição, Marroni destaca a inspiração na iniciativa de Monteiro. O parlamento gaúcho ainda não tem prazo para apreciação da matéria, que depende de avaliação das comissões técnicas.

Pela proposta de Marroni, a semana de conscientização passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul. São objetivos da agenda, a ser realizada anualmente na semana de 21 de março, contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca das leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Também está entre os objetivos apontados pelo deputado a função de impulsionar as reflexões sobre o combate à violência e discriminação racial; conscientizar adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, sobre a importância do respeito aos direitos humanos e sobre a lei voltada a valorização do estudo da história, da cultura africana e afro-brasileira; e esclarecer sobre a necessidade da efetivação de registros de denúncias dos casos de violência e injuria racial nos órgãos competentes, onde quer que ela ocorra.

Na justificativa que apresentou à Assembleia Legislativa, Marroni explica que ‘em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação’. “Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial”, pontua.

Argumentando pela necessidade de educar pela igualdade racial, o deputado menciona a prática do racismo na Internet, salientando que ‘muitos internautas que antes da popularização do conglomerado de computadores interligados não tinham coragem de se manifestar, encontraram na internet a ferramenta perfeita para alcançar o maior número de pessoas possíveis a fim de divulgar seus pensamentos preconceituosos’. “As pessoas aproveitam a facilidade de criar perfis falsos para disseminarem o ódio racial e intolerância”, destaca, lembrando que, em 2006, foi aprovado projeto de lei do Senador Paulo Paim, do PT, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa aos responsáveis por crimes de discriminação divulgados via internet.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br