MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Temporal causa danos e quedas de energia em Bagé

Em 26/04/2022 às 07:27h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Temporal causa danos e quedas de energia em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Chuva de segunda-feira registrou mais de 38mm | Foto: Tiago Rolim de Moura

A passagem do temporal da noite da sexta-feira passada, com ventos de até 90km/h, deixou um rastro de avarias e problemas para os bajeenses. A queda de árvores e postes danificou a rede elétrica, ocasionando interrupção do fornecimento de energia por várias horas. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atenderam diversos casos de destelhamento e retirada de árvores caídas ou danificadas. Os danos resultaram em mais de 30 mil clientes sem luz. Na mesma noite, o fornecimento foi normalizado, de forma gradual, em parte dos locais.

Mas no sábado, 1,4 mil pessoas permaneciam sem luz.  No início da tarde de domingo, durante serviços de manutenção realizados pelas equipes da Ceee Grupo Equatorial, 700 pessoas ainda aguardavam restabelecimento da energia em Bagé.

Contudo, a situação foi normalizada no mesmo dia, antes do temporal que teve início nesta segunda-feira. Mesmo sem previsão de vento forte, a assessoria de imprensa do Grupo Equatorial informou que as equipes operacionais já operam em estágio de atenção.

Vale ressaltar que até às 13h de segunda-feira, dia 25, a medição da Estação de Tratamento de Água - ETA, do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé - Daeb, já havia registrado 38 milímetros. Já para esta terça-feira, a previsão é de mais 25 mm.

Força-tarefa é criada
Os institutos meteorológicos apontam uma sequência de dias com temporais e tempestades com riscos de danos no Rio Grande do Sul. Para lidar com possíveis problemas derivados da chuva que já chegou a Bagé, uma força-tarefa do Governo Municipal está a postos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Everton Kaupe, o grupo reúne, além das pastas sob sua titularidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) e o Departamento de Águas, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb), com equipes mantidas em prontidão para qualquer emergência derivada das chuvas. A distribuição de lonas, por exemplo, comum em épocas de frio e chuva, ocorre a qualquer momento, a partir do pedido dos moradores. “Infelizmente, muitos deixam para pedir somente no momento de chuva, quando a água já chegou, mas nós estamos à disposição durante todo o ano”, afirmou Kaupe.

Para aqueles que, porventura, precisem de abrigo, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) dispõe de vagas no Albergue Municipal. “O albergue está organizado, com sobra de vagas para acolher a nossa população, se necessário for”, explicou o titular, Graziane Lara. Para o caso de desabrigados ou desalojados, o Ginásio da Escola São Pedro poderá ser utilizado para acolher a população.

Mas a prevenção ainda é a palavra-chave nestes casos. Portanto, o Governo Municipal realiza diversos trabalhos para evitar os alagamentos ao longo do ano. “Limpeza e desassoreamento de arroios, capina, limpeza de bueiros e de ruas, retirada de entulhos e desobstrução de bocas de lobo são alguns dos trabalhos que fazemos em conjunto para evitar os alagamentos por chuvas”, detalhou Roberto Aiub, agente da Defesa Civil do município.

Do mesmo modo, as estradas rurais também recebem ações preventivas. De acordo com João Pedro Finger, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a drenagem das estradas com limpeza e colocação de bueiros, bem como o encascalhamento, são ações de prevenção aos alagamentos. Já a Semapa destacou a atuação preventiva com a realização de podas e supressão de árvores para diminuir o risco de quedas de galhos. “Também fazemos o recolhimento de tudo o que caiu para não causar transtornos e a secretaria fica de plantão para qualquer emergência”, afirmou o secretário Antenor Teixeira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br