MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Acesso ao mercado de carne premium é destaque em evento realizado em Bagé

Em 28/04/2022 às 06:38h

por Redação JM

Acesso ao mercado de carne premium é destaque em evento realizado em Bagé | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Circuito promovido pela ANC iniciou terça-feira, na Rural |Foto: Carolina Jardine

Depois de ganhar terreno como ferramenta de seleção entre criatórios voltados à produção de genética, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) vem chamando a atenção de pecuaristas comerciais como uma estratégia de acesso ao mercado de carne premium. Segundo dados apresentados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), ao escolher o touro certo, um pecuarista pode maximizar seus ganhos em mais de R$ 20 mil ao longo da vida reprodutiva do animal. Esse foi um dos temas de evento realizado na noite de terça-feira, dia 26, na Associação e Sindicato Rural de Bagé, que marcou a abertura do circuito Meet da Carne.

O Promebo disponibiliza publicamente dados de milhares de touros e matrizes de 11 raças capazes de direcionar acasalamentos qualificados a produzir terneiros melhores a cada nova geração. “Quando um produtor precisa de um touro e está em um remate, ele tem à disposição por meio do Promebo todos os dados de que precisa para saber qual animal adquirir frente a seus objetivos”, pontuou a superintendente de registros da ANC e zootecnista, Silvia Freitas.

Silvia explicou como usar os dados presentes nos Sumários de Touros e reforçou que a escolha de um reprodutor não deve fundamentar-se apenas em uma característica, como Peso ao Nascer, por exemplo. Atualmente, o Promebo oferece 18 características de seleção, que incluem aspectos de ganho de carne (Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura na Picanha, entre outros) e critérios de difícil mensuração como resistência ao carrapato e até índices que agrupam finalidades, como o Índice Bioeconômico de Carcaça (indexador capaz de indicar touros aptos a produzir descendentes com carcaças mais lucrativas).

Presente no encontro, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, ressaltou a relevância de reuniões como esta, onde é possível levar informações a pecuaristas de diferentes raças e regiões e também receber muitas colaborações. “Estamos aqui para trazer informação sobre o que a ANC está fazendo para elevar a rentabilidade da pecuária nacional, mas também para ouvir e construir com os pecuaristas da região”, pontuou.

O encontro integrou criadores de diferentes raças em um momento de confraternização, boa música e muita carne certificada. Presente e acompanhando as explanações, o presidente da Associação Rural de Bagé, Geraldo Corrêa de Melo, ressaltou a parceria estabelecida com a ANC por meio do trabalho de seu fundador Leonardo Collares. Bajeense, o agrônomo iniciou os registros cartorários de animais de raça em 1906 e, em 1921, fundou a ANC. Depois de anos atuando em Bagé, a ANC transferiu-se para Pelotas, onde está localizada até hoje.

O Meet da Carne é um projeto itinerante que conta com a parceria dos programas de carne certificada das raças Angus, Hereford, Charolês e Devon. O encontro também tem apoio da Embrapa Pecuária Sul. Nesta primeira edição do Meet, os pesquisadores Marcos Yokoo e Henry Carvalho apresentaram as inovações trazidas ao Promebo pelo sistema Origen. Em 2021, a ANC ampliou sua plataforma on-line ao lançar o Origen, oferecendo uma versão atualizada do Sumários de Touros no ambiente digital. No site www.herdbook.org.br é possível encontrar dados de todos os reprodutores. Após as palestras, os participantes degustaram cortes de maminha, vazio, entrecot e costela ao som do músico Alexandre Brose.

Em breve, a ANC deve divulgar a agenda dos próximos Meets. Segundo Silvia Freitas, a expectativa é que, ainda em 2022, sejam realizados novos eventos em Santa Catarina e em São Paulo.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br