MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Chuva acima da média em abril alivia pressão por escassez de água em Bagé

Em 28/04/2022 às 08:00h

por Redação JM

Chuva acima da média em abril alivia pressão por escassez de água em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mês já totalizou 134,5 mm | Foto: Tiago Rolim de Moura

O cenário de escassez de água em Bagé teve uma leve reviravolta. E por um motivo óbvio. O excesso pluviométrico que atingiu o município, desde a sexta-feira passada, dia 22, fez com que o índice de chuvas registrado em abril ultrapassasse a média histórica. Até a medição efetuada na manhã de hoje, foram contabilizados 200 milímetros - a média para o mês é de 97,5 mm.

Mas muito além de ultrapassar o esperado para o período, as chuvas auxiliaram na recuperação dos níveis das barragens que abastecem a Rainha da Fronteira. A Emergencial, por exemplo, já atua em sua capacidade máxima. Mesmo em situação melhor que anteriormente, a Sanga Rasa - principal reservatório - ainda apresenta déficit, atuando com seu nível 5,20 metros abaixo da capacidade. Situação similar ocorre na Piraí, onde o nível está 2,30 metros aquém do normal.

Os dados foram apresentados pelo Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) na manhã de quarta-feira, quando as últimas medições foram realizadas junto aos reservatórios e na Estação de Tratamento de Água, responsável pela atualização oficial sobre o registro de chuvas.

Nesta manhã, por meio de nota, o Daeb informou que ‘somente amanhã, após as chuvas, é que haverá medição dos níveis das barragens’. A intenção é avaliar melhor o impacto da precipitação nos reservatórios, que, segundo a autarquia, deve ser bem animador.

Na semana passada, o Daeb havia alertado, em nota oficial, para o momento crítico dos níveis das barragens e, inclusive, através de seu diretor, Franco Alves, confirmado que caso a situação não mudasse, não era descartada uma ampliação do horário de racionamento, atualmente de 12 horas diárias. Perante as chuvas recentes, a reportagem do JM questionou a autarquia a respeito de uma mudança de opinião, mesmo que momentânea. Contudo, a informação é que uma manifestação somente deve ocorrer a partir da próxima semana, após uma avaliação total sobre as chuvas recentes, já que a meteorologia prevê mais excessos pluviométricos para os próximos dias.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br