MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Corredor fará 42 km em benefício a Lorenzo Idalgo Flausino

Em 28/04/2022 às 16:46h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Corredor fará 42 km em benefício a Lorenzo Idalgo Flausino | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Menino nasceu com atresia no esôfago - Foto: Divulgação

Como forma de auxiliar o menino Lorenzo Idalgo Flausino, de dois anos e dois meses, que nasceu com uma atresia do esôfago (formação incompleta), ao qual impossibilita o processo de alimentação, o corredor bajeense Adriano Madeira de Oliveira lançou uma campanha de Pix solidário. De quinta-feira, 28, a sábado, 30, promoverá uma campanha de arrecadação para auxiliar na cirurgia para correção do diagnóstico. Para isso, se comprometeu em correr no sábado - dia em que completa 40 anos-, a partir das 7h, o percurso de 42 km na pista do Militão.

A ação é denominada de “Maratonando em Pista pelo Lorenzo” e contará com apoio da equipe Família Madeira e Achegos, ao qual Adriano foi um dos fundadores, em 2018, junto do irmão Luís Felipe Madeira e da esposa Fernanda Milano. A meta do corredor é concluir o desafio até o meio-dia. A doação pode ser feita de duas formas: pelo Pix, que ficará aberto de quinta-feira até o meio-dia de sábado, ou pessoalmente, no próprio local, enquanto Adriano estiver correndo.

Entenda o caso

As informações estão disponíveis em nota oficial, enviada e autorizada pela família. Lorenzo nasceu prematuro, com apenas 35 semanas, diagnosticado com uma atresia do esôfago ao qual impossibilita todo processo de alimentação. A descoberta foi em seus primeiros momentos de vida, após um exame de RX, visto que a sonda não progredia por via oral. Logo quando nasceu, Lorenzo foi levado diretamente para o Fêmina - Hospital e Maternidade em Cuiabá, onde havia um cirurgião especialista.

A primeira cirurgia foi realizada no dia 23 de fevereiro de 2020. Na época, os pais de Lorenzo acreditavam que a atresia do esôfago já poderia ser corrigida, porém, os cotos eram curtos e foi descoberto uma fístula distal que impediu a continuidade do procedimento no primeiro ato da cirurgia. E no mesmo procedimento, Lorenzo sofreu uma parada cardíorespiratório de oito minutos.

Lorenzo precisou ficar numa UTI Neonatal, sendo que os pais não podiam visitá-lo, visto que, na época, a pandemia iniciava no Brasil. Durante esse processo,infecções e bactérias hospitalares impossibilitaram ainda mais a melhora do Lorenzo. Segundo a mãe, o cateter central, conhecido como picc, que geralmente todos bebês fazem uso em Uti's, migrou para o coração onde encharcou com as medicações contínuas que fazia uso, aumentando, assim, uma abertura do coração. Uma série de medicações precisou ser feitas para correção da abertura. Posteriormente, a família precisou de um acompanhamento de cardiologista pediátrico a cada três meses.

Após semanas na UTI neonatal, o pequeno foi transferido para UTI pediátrica, onde, finalmente, contou com o acompanhamento parental. Quando Lorenzo finalmente chegou em casa e pôde sair do ambiente hospitalar, novamente as quedas glicêmicas começaram a aparecer, contribuindo para um teste de glicemia a cada 30 minutos, com perfuração do pezinho a cada procedimento. Foi nesse momento que a família resolveu colocar um sensor de queda glicêmica, para não lhe machucar diversas vezes. Cada sensor tinha a estimativa de preço de R$ 230, válidos apenas por quatorze dias, juntamente de todas as medicações e idas até Cuiabá para o tratamento.

O tempo para dedicação fez com que a mãe de Lorenzo ficasse desempregada para dedicar-se integralmente. Por isso, a criação da campanha “Todos por Lorenzo”, criada pela tia, Marta, a fim de sanar os custos dessa caminhada.

“A cirurgia para a correção da atresia de esôfago causa estranheza em muitas pessoas por não ter sido realizada ainda. Entretanto, alguns requisitos devem ser cumpridos, como o peso ideal, uma estrutura física melhor e a idade de dois anos. Todos já foram cumpridos, porém, a agenda do médico que realiza o procedimento está cheia e será agendada para o final de maio. Todo o preparo deve ser de um extremo cuidado, principalmente pelo Lorenzo ter que passar novamente por todo um novo processo hospitalar. Com isso, a continuação da campanha é de extrema importância principalmente por todos os novos gastos que serão gerados a partir do novo procedimento. Qualquer valor contribuído com certeza é de grande valia, já que todo e qualquer passo da cirurgia é cobrada diretamente dos pais do menino”, finaliza a nota da família.

 

Detalhes

Lorenzo Idalgo Flausino

Data de nascimento 19/02/2020

Pix (53) 999286898

Período: Quinta-feira (28/04) até sábado (30/04), às 12 horas

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br