MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Ex-prefeitos poderão ter acesso a contratos e convênios após mandato

Em 28/04/2022 às 06:01h

por Redação JM

O Senado aprovou o substitutivo da Câmara dos Deputados a um projeto de lei que garante a ex-governadores e ex-prefeitos o acesso integral a contratos e convênios firmados durante seus mandatos. De autoria do senador Eduardo Gomes, do PL de Tocantins, o texto segue agora para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, do PL.

O texto, que teve como relator o senador Alexandre Silveira, do PSD de Minas Gerais, determina que os ex-gestores terão acesso a qualquer informação, documento ou sistema de controle relacionados a parcerias disciplinadas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil) no âmbito da Plataforma+Brasil, que substituiu, em 2019, o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).

O texto explicita, ainda, que ex-prefeitos e ex-governadores deverão ter acesso a todos os registros de convênios celebrados em suas respectivas gestões na Plataforma+Brasil, até as manifestações finais sobre as prestações de contas.

Para Eduardo Gomes, a manutenção de acesso ao sistema de gestão após o mandato permite que o ex-governador ou o ex-prefeito desempenhe de forma adequada seu dever de prestar contas, oferecendo os esclarecimentos necessários aos órgãos de fiscalização. O autor observa que a medida também favorece a transparência na gestão pública e o controle sobre a aplicação dos recursos, com reflexos positivos para o conjunto da sociedade.


 

Com informações da Agência Senado

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br