Estado
Fecomércio estima ticket de vendas para Dia das Mães em R$ 206,09
por Melissa Louçan
A tradicional pesquisa de Dia das Mães realizada pela Fecomércio/RS indicou que 41% dos consumidores devem comprar algo para a data. Em Bagé, a expectativa é bater a meta de vendas de 2021, que foi abaixo do esperado em função da pandemia.
Conforme explica o presidente do Sindicato dos Lojistas, Nerildo Lacerda, as vendas de Dia das Mães de 2021 ocorreram em meio a um dos momentos mais tensos da pandemia no município - isso impactou diretamente na movimentação em busca de presentes para a data.
Contudo, neste ano, a previsão é de que o cenário mais tranquilo e estável, com queda no número de casos e consequente flexibilização dos protocolos, deve influenciar diretamente nas vendas. Lacerda informa que ainda não há uma projeção em números do crescimento de vendas, mas ressalta que é a segunda melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.
A pesquisa destaca que entre os 385 entrevistados, 86,5% darão presentes de forma individual, e 13,5% dividirão com alguém sendo que o gasto pessoal médio deverá ser de R$ 206,09. Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn indicou que em 2021, 47,9% das pessoas abordadas pela pesquisa afirmaram que adquiririam presentes para o Dia das Mães, mas com um gasto significativamente menor do que o verificado esse ano, R$ 156,23. Isso significa, em termos nominais, uma movimentação cerca de 13% maior.
Por classe de renda, o gasto deverá ser de R$ 140,00 para indivíduos da classe baixa, R$ 205,82 para classe média e R$ 249,21 para a classe alta. O presente médio individual deverá ser de R$ 141,01, enquanto o presente médio do grupo deverá ser de R$ 201,11.
Entre os presentes escolhidos, o destaque mais uma vez foi para artigos de vestuário (22,9%), seguidos por perfumes/cosméticos (19,2%) e calçados (11,7%). Entre os fatores que influenciam a compra, o mais importante foi o preço, apontado por 59,5% dos entrevistados, seguido por atendimento (24,2%) e diversidade de produtos (22,9%).