MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Índice de Inflação dos Custos de Produção tem alta expressiva, alerta Farsul

Federação aponta escassez de fertilizantes no mercado internacional como justificativa

Em 28/04/2022 às 06:58h

por Redação JM

Índice de Inflação dos Custos de Produção tem alta expressiva, alerta Farsul | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Fernando Dias/Especial JM

Após quedas sucessivas em janeiro e fevereiro, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (Iicp), teve alta de 8,37% em março em comparação com o mês anterior. O aumento está relacionado à escassez de fertilizantes no mercado internacional diante da invasão russa à Ucrânia. Cabe ressaltar que cerca de 20% das importações brasileiras de fertilizantes vem da Rússia. Os dados foram divulgados pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) na terça-feira, dia 26.

Com a elevação em março, o Iicp acumulado em 12 meses saltou para 42,76%, resultado bem acima do Ipca no mesmo período que ficou em 11,30%. No acumulado do ano, o Iicp atingiu 7,34%, contra 3,20% do Ipca.

Já o Índice de Inflação dos Preços recebidos pelos Produtores (Iipr) manteve o movimento de alta em março. O aumento foi de 5,34% em relação a fevereiro. Conforme a Assessoria Econômica da Farsul, esta elevação dos preços é reflexo da expectativa de menor oferta em função da produtividade afetada pela estiagem.

O Iipr acumulado em 12 meses ficou em 17,27%, superior ao Ipca Alimentos do período que atingiu 11,62%. Confirmado que o aumento dos preços na gôndola não estão somente atrelados aos reajustes de preços recebidos pelos produtores, mas a diversos outros fatores.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br