MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brasil

Setor da construção civil enfrenta desafios grandes, mas melhora na qualidade é clara

Em 29/04/2022 às 19:55h

por Redação JM

Setor da construção civil enfrenta desafios grandes, mas melhora na qualidade é clara | Brasil | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Pixabay

O setor da construção civil no Brasil, após um crescimento de 7,6% no ano passado, chegou a 2022 com otimismo, contudo a forte alta nos preços dos insumos freou a expectativa dos empresários e tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelo setor.

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) informou que a inflação registrada nos materiais e equipamentos utilizados na construção civil foi de 51,21% de janeiro de 2020 a março de 2022, segundo o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC).

Os aumentos foram notados principalmente em tubos e conexões de PVC (91,8%), condutores elétricos (91,9%), eletrodutos de PVC (70,8%) e vergalhões e arames de aço carbono (81,5%).

Novas exigências também trouxeram novos gastos, justificados por demandas de mercado e necessidades. Por exemplo, o revestimento acústico é um pedido cada vez maior das pessoas por seu claro reflexo no bem-estar dos moradores e colaboradores. Um bom projeto de revestimento acústico, feito por uma empresa especializada, é parte importante das melhores e maiores construções.

O Brasil também tem enfrentado um outro problema tão sério quanto o aumento das matérias-primas, que é a falta de mão de obra especializada ou não. Com a construção civil em alta, naturalmente surge a necessidade da contratação de mão de obra qualificada.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) 77% das empresas estão encontrando sérias dificuldades em recrutar mestres de obras, carpinteiros, pedreiros e até mesmo serventes que são considerados mão de obra não qualificada.

Com o reaquecimento do setor da construção civil muitas empresas foram obrigadas a colocar a criatividade em prática para superar os obstáculos.  As empresas começaram a investir na formação de profissionais qualificados. Essas empresas montaram oficinas profissionalizantes e os alunos passam por aulas teóricas e também práticas no canteiro de obras. A melhora na qualidade técnica é uma consequência.

Outras empresas optaram por fazer parcerias com escolas profissionalizantes, inclusive com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Apesar de tudo, o Índice de Expectativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mensura a percepção do empresariado em relação aos próximos anos, cresceu 7,1 pontos. O número é importante porque é o maior desde o começo da pandemia. 

Projeto Construa Brasil

O Ministério da Economia, conhecedor da importância e do potencial do setor da construção civil no PIB nacional e, além de tudo, de sua forte contribuição na geração de empregos tão necessários ao Brasil lançou o projeto Construa Brasil.

O projeto Construa Brasil tem como propósito incentivar as empresas do setor da construção civil e está apoiado em três pilares principais: a desburocratização, digitalização e industrialização.
Com o objetivo de desburocratizar, reduzir o Custo Brasil, e melhorar o estoque regulatório a fim de acompanhar as transformações tecnológicas e finalmente digitalizar o setor construção civil.
O Governo estabeleceu várias metas de padronização e simplificação dos códigos de obras e edificações com a finalidade de melhorar os processos de concessão de alvarás de construção. Serão também necessários maiores investimentos em infraestruturas e tecnologias para garantir a segurança e qualidade também no setor de mineração.

Afinal, uma grande parte da produção realizada por esse setor é direcionada diretamente ao setor da construção civil como o cimento, cascalho, alumínio, aço e gesso entre outros.

Enfim, o setor de construção civil neste ano de 2022 deverá ter um crescimento mais modesto por uma série de razões, depois de um crescimento até em meses desafiantes para a economia brasileira.
Dentre elas podemos citar o endividamento das famílias, a falta de segurança no emprego, a alta das taxas de juros praticadas, a inflação e como já dissemos anteriormente, a subida vertiginosa dos materiais de construção e a falta de mão obra especializada.

Outro fator a ser levado em consideração é que teremos um ano eleitoral onde o empresariado tem por costume interromper os investimentos colocando o pé no freio até ter a certeza do que pode ocorrer.

Galeria de Imagens
Leia também em Brasil
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br