MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz inaugura Centro de Referência Regional em Autismo pelo programa TEAcolhe

Em 01/05/2022 às 09:45h

por Redação JM

Caminho da Luz inaugura Centro de Referência Regional em Autismo pelo programa TEAcolhe | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 29 de abril, uma nova história começou a ser, oficialmente, escrita dentro do Caminho da Luz. A instituição tornou-se um dos 30 Centros de Referência Regional do programa TEAcolhe, do Governo do Estado, no Rio Grande do Sul. O ato contou com a presença da comunidade, de autoridades, além de uma grande programação que atraiu crianças e adultos com brincadeiras, informação e utilidade pública.

Durante a solenidade, o diretor da Escola de Educação Especial do Caminho da Luz, Edhu Maciel, relatou a trajetória da instituição até a escolha, em edital do Governo do Estado, para tornar-se um Centro Regional no Tratamento do TEA. Houve a exibição de um audiovisual sobre o programa TEAcolhe, além do depoimento do apresentador Marcos Mion - um defensor da causa autista no Brasil.

Caberá ao Caminho da Luz a organização estratégica das Redes de Atendimento a pessoas com autismo, com formação e capacitação dentro dos seis municípios de abrangência (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul). O Centro de Referência Regional do Caminho da Luz está ligado ao Centro Macrorregional, com sede em Pelotas. O objetivo é o fortalecimento e qualificação das equipes das redes locais de assistência social, educação e saúde, não tendo a atribuição de substituir o atendimento dos serviços e equipamentos já existentes.

Na solenidade, a coordenadora do Centro Regional, Melina Gomes, apresentou a equipe de trabalho que irá atuar no local. Ela destaca que a partir de maio vão ocorrer reuniões técnicas com os municípios para a montagem de estratégias visando ao atendimento do público autista.

Trajetória de atuação

O presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos, enfatizou o início de um novo ciclo no trabalho do Caminho da Luz, lembrando desde a trajetória do fundador da instituição, Nei Paiva, há 62 anos, até a seleção técnica realizada pelo Estado para a efetivação do Centro de Referência Regional em Autismo.

"Esta é a primeira de muitas etapas de trabalho que pretendemos realizar ainda este ano, estabelecendo parcerias e novas ações de sustentabilidade para a instituição", reforça Maruri. Ele lembrou que o trabalho para o Centro de Referência iniciou na gestão do ex-presidente Ruibar Freitas. E destacou a presença do presidente da APAE de Bagé, Luís César Silva, parceiro no fortalecimento de ações em defesa das pessoas com deficiência.

Maruri adiantou algumas novidades. Entre elas está o projeto de pintura da fachada do Caminho da Luz. A ideia é que a entrada fique com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. "Também queremos anunciar um convênio com a Unimed, para proporcionar o acesso dos conveniados às terapias horizontais que o Caminho da Luz oferece dentro da instituição", ressalta.

Outra novidade é o anúncio, previsto para breve, de uma emenda do senador gaúcho Luiz Carlos Heinze (Progressistas) para a construção do Centro de Reciclagem, visando à geração de renda para as famílias dos assistidos. "Será o lixo transformando em renda, numa estrutura que iremos proporcionar e que terá um impacto social muito grande", afirma Marui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br