MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Restaurante Bianchetti

Em 10/05/2022 às 00:05h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Restaurante Bianchetti | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Gerson Luis Barreto de Oliveira lança Volume II da obra “A Minha ESQUINA”

Na sexta-feira, 13 de maio, às 18h30min, no Museu Dom Diogo de Souza, acontece o lançamento da nova obra do médico e escritor que abre seu coração e traz suas memórias para compartilhar com todos aqueles que guardam no coração um carinho especial com o Restaurante Bianchetti. Vale lembrar que o autor decidiu que toda a renda obtida com a venda do livro, na noite de lançamento, será revertida a Associação dos Amigos dos Museus.

A esquina conhecida como Bianchetti era uma mistura de restaurante, bar, padaria e confeitaria. O estabelecimento funcionou no cruzamento de dois caminhos que caracterizavam a cidade, onde a Avenida Sete de Setembro se transformava em Tupy Silveira, onde hoje está instalado o supermercado Nacional. O empreendimento funcionou de 1972 a 1988. “Minha família  tratava do local como se fosse uma antiga estalagem, onde as pessoas chegavam para comer e jogar conversa fora. Meus pais, Sírio Bianchetti de Oliveira e Adeli Barreto de Oliveira, em sociedade com tio Pedro Bianchetti, souberam tirar proveito oferecendo uma comida honesta e bem feita, durante memoráveis 16 anos”, recorda Gerson.

A família morava aos fundos do estabelecimento que recebia do senhor mais elegante e educado que entrava no salão vestindo blazer de tweet inglês ao gauchão esparramado. O autor conta que ambos sentavam lado a lado, o primeiro usava os talheres com habilidade e grande compostura,  enquanto o segundo, de tão esfomeado, era capaz de roubar o filé do prato do outro se tivesse oportunidade. “Todos se davam bem, não havia brigas, nem desaforos, havia paz”, recorda.

Foi a partir de lembranças como essa que Gerson celebrou, em 2018, os 30 anos de fechamento do local, com primeiro volume de crônicas “A minha ESQUINA”. Agora, em 2022, o autor traz à tona os 50 anos da abertura do Bianchetti e, assim, convida a todos para reabrir as portas desta lendária esquina, compartilhando suas minhas memórias, com o volume II.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br