MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lia Quintana assume presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas

Em 13/05/2022 às 16:59h

por Redação JM

Lia Quintana assume presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Assembleia virtual definiu reitora da Urcamp para comandar o Comung | Foto: Reprodução /JM

A Diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) passou por alterações na manhã desta sexta-feira, 13 de maio. Quem assumiu a nova presidência foi a reitora do Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, cujo mandato será cumprido até dezembro de 2022. A sucessão do cargo foi definida em reunião, após deliberada em Assembleia Ordinária.

Até a presente data, a gestão do Comung, com posse em 2 de janeiro de 2021, era composta da seguinte forma: Diretoria: Presidente: Evaldo Antonio Kuiava (UCS); 1ª Vice-Presidente: Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp); 2ª Vice-Presidente: Cleber Cristiano Prodanov (Feevale); Secretária: Bernadete Maria Dalmolin (UPF); Tesoureira: Cátia Maria Nehring (Unijuí); Conselho Fiscal: Presidente: Irmão Paulo Fossatti (Unilasalle) e Vice-Presidente: Arnaldo Nogaro (URI).

A partir da Assembleia, foi encaminhada a recomposição da Diretoria até o término do mandato, em 31 de dezembro de 2022, conforme segue: reitora Lia Maria Herzer Quintana (Urcamp), Presidente; reitor Cléber Cristiano Prodanov (Feevale), 1º Vice-Presidente; reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF), Secretária; e reitora Cátia Maria Nehring (Unijuí), Tesoureira. O Conselho Fiscal permaneceu inalterado.
    

Urcamp: a pioneira da presidência
Em julho de 1996, era instituído o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas sob a presidência do reitor da Urcamp da época, o professor Morvan Meirelles Ferrugem, e era composto por nove instituições. Às vésperas de celebrar 26 anos de história, o Comung volta a ser presidido pelo Centro Universitário da Região da Campanha, agora com 14 ICES, através da reitora Lia Quintana.

Para muito além de um trocadilho entre as palavras, a liderança de Lia vem de uma trajetória que antecede a sua gestão enquanto reitora da Urcamp. Mestre em Engenharia, a professora já tinha traçado posições de destaque nos tempos de colegial. Lia Quintana conquistou uma vitória histórica no ano de 2010, quando tornou-se a primeira mulher a vencer uma eleição para a reitoria da Urcamp. Devido aos marcos de sua gestão e, principalmente, à maneira como soube conduzir uma Instituição que passava por diversas dificuldades, reelegeu-se outras duas vezes, estando à frente da Urcamp até os dias de hoje.

Em seu percurso, Lia viria a acumular outros cargos de grande importância, como a presidência da Fundação Attila Taborda, mantenedora da Urcamp e do Hospital Universitário de Bagé, a presidência do Corede Campanha e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - onde também registra o marco pioneiro de uma mulher.

No Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Lia ingressou na Gestão para o mandato de 2015-2016 e permanece até hoje, subindo progressivamente até o cargo de Presidente. De 2015 a 2018, Lia foi a tesoureira do Comung; entre  2018 e 2020, atuou como 2ª Vice-Presidente; em 2021, passou ao cargo de 1ª Vice-Presidente até maio de 2022, quando chegou à Presidência do Consórcio.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br