Empreendedor
Banrisul alcança R$ 42,4 bilhões em crédito
por Melissa Louçan
O Banrisul atingiu, no primeiro trimestre de 2022, carteira de crédito no valor de R$ 42,4 bilhões, crescimento de 15% frente ao primeiro trimestre de 2021 e 3,3% frente ao trimestre anterior, impulsionado, sobretudo, pelo crédito consignado, crédito rural e financiamento imobiliário. Com relação ao lucro líquido, o Banrisul registrou o montante de R$ 164,1 milhões no período, refletindo, especialmente, o crescimento das receitas de tesouraria, o aumento das receitas de prestação de serviços e de tarifas bancárias, além de um menor volume de tributos sobre o lucro.
A carteira de crédito alcançou R$ 42,4 bilhões em março de 2022, representando crescimento de R$ 1,3 bilhão, equivalente a 3,3% na comparação com dezembro de 2021. No período, o Banrisul fomentou o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de maneira sustentável, visando a manutenção e crescimento das empresas e a consequente geração de emprego e renda. No primeiro trimestre de 2022, foram concedidos R$ 180,9 milhões nas linhas de capital de giro com garantia de Fundos Garantidores, voltados aos pequenos negócios que contam adicionalmente com capacitação empresarial, conteúdos digitais e consultorias em gestão, para que o cliente tome o crédito de maneira consciente, tenha acesso à educação financeira e promova melhorias na gestão da empresa.
O crédito comercial pessoa física atingiu R$ 23,7 bilhões em março de 2022, aumento de 2,5% em três meses. A evolução foi influenciada, especialmente, pelo crescimento das operações de crédito consignado, que alcançaram o montante de R$ 18,9 bilhões em março de 2022. As operações de crédito comercial pessoa jurídica, em março de 2022, apresentaram crescimento de 4,5% nos três primeiros meses do ano, atingindo saldo de R$ 7,5 bilhões – especialmente devido ao aumento das linhas de capital de giro.
O agronegócio com foco no crescimento dos pequenos e médios produtores é uma das bases da missão do Banrisul. A partir de recursos próprios e repasses de linhas do BNDES, o Banco tem se consolidado como uma das principais instituições financeiras que apoiam o agronegócio gaúcho nas mais diversas culturas. O saldo da carteira de crédito rural, em março de 2022, alcançou R$ 5,0 bilhões, aumento de 3,4% em relação a dezembro de 2021.
Os recursos captados, constituídos por depósitos, recursos em letras e dívida subordinada, e os recursos administrados, alcançaram R$ 80,9 bilhões em março de 2022. Estes recursos são compostos, principalmente, em 58,2% de depósitos a prazo, 18,5% de recursos de terceiros administrados e 14,3% de depósitos de poupança.
Com o objetivo de diversificar fontes e gerar funding para o crédito rural, o Banrisul iniciou, em 2021, a captação de recursos por meio de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). Para clientes pessoa física, a LCA permite aplicação financeira com rentabilidade isenta de Imposto de Renda. O montante captado totalizou R$ 415,8 milhões, em março de 2022.
Canais digitais
A transformação digital no Banrisul visa oferecer ao cliente sempre a melhor experiência e segue em constante crescimento. No primeiro trimestre de 2022, do total de transações feitas no Banco, 80,5% das operações realizadas ocorreram por canais digitais, avanço de 2,9 p.p., considerando os canais disponíveis (digitais, ATM, correspondentes, caixas e Banrifone), ante 77,6% no mesmo período de 2021.
Nos três primeiros meses de 2022, os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App, acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital), tiveram, incluindo operações por Pix, 126,5 milhões de acessos, 29,5% superior ao mesmo período de 2021, uma média de 1,4 milhão de acessos diários. O total de operações realizadas nesses canais apresentou aumento de 14,8%. Dentre essas, a quantidade de transações financeiras foi 52,1% superior e o volume transacionado 21,5% maior, se comparados ao mesmo período de 2021.
No primeiro trimestre de 2022, foram implantadas diversas melhorias nos canais digitais, voltadas a ampliar a oferta de produtos e serviços e qualificar a experiência dos usuários em nossas plataformas digitais.