MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão debaterá impacto da privatização da Eletrobras na manutenção de empregos

Em 14/05/2022 às 12:30h

por Redação JM

Comissão debaterá impacto da privatização da Eletrobras na manutenção de empregos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Debate sobre privatização ganha espaço na Câmara dos Deputados / Foto: Yuri Cougo Dias

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na terça-feira, 17, sobre os impactos da privatização da Eletrobras na manutenção dos postos de trabalho, bem como das condições de prestação do serviço público sob responsabilidade da empresa e a sua política de precificação.

O debate, que inicia às 11h, poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia. O deputado Rogério Correia, do PT de Minas Gerais, autor do pedido de realização da audiência, lembra que a Eletrobras é o maior grupo de energia elétrica da América Latina e um dos maiores do mundo e que, portanto, os riscos de sua privatização devem ser exaustivamente debatidos.

Foram convidados, para a audiência, o advogado, professor e consultor em litígio estratégico internacional, Felipe Vasconcellos; o ex-ministro de Minas e Energia e ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Nelson Hubner; o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), Victor Rodrigues da Costa; a auditora-fiscal aposentada da Receita Federal e fundadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli; a representante Instituto Ilumina, Clarice Ferraz; e o representante da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Mauro Martinelli.

Correia afirma que ‘há sérios riscos no processo que devem ser considerados e debatidos por este Parlamento’, citando os riscos de concentração de mercado, de aumento da tarifa de energia, de demissão em massa e perda de direitos trabalhistas, e de precarização dos postos de trabalho, uma vez que é comum nas empresas privatizadas o aumento da terceirização e dos acidentes de trabalho.

Correia também lembrou que o projeto para a capitalização da Eletrobras aprovado no Congresso previa duas contrapartidas aos atuais empregados da estatal – mas ambas acabaram vetadas pelo governo federal quando sancionou o texto.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br