MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Montada para chegada de ciclone, estrutura no ginásio São Pedro servirá de reforço para períodos de rigor climático

Em 19/05/2022 às 08:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Montada para chegada de ciclone, estrutura no ginásio São Pedro servirá de reforço para períodos de rigor climático | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Com 15 leitos, espaço deve permanecer durante o inverno Foto: Tiago Rolim de Moura

Com o rigor climático das últimas 48 horas, a Prefeitura de Bagé intensificou a busca por pessoas em situação de rua. A passagem do ciclone Yakecan exigiu uma série de medidas para garantir a segurança e conforto térmico da população em vulnerabilidade social.

Além da abertura do Albergue Municipal durante 24 horas, também foram instalados pontos de reforço para atendimento da comunidade. Conforme explica o secretário de Assistência Social, Graziane Lara, o Albergue conta com 28 vagas para receber pessoas em situação de rua. Eles são recebidos com banho quente e contam com café da manhã, café da tarde e janta. Apenas o almoço é realizado fora do local, já que são distribuídos tíquetes de alimentação para o Restaurante Popular.

Contudo, como durante o inverno e em momentos de maior rigor do frio e chuva - como está sendo o caso desta última semana - pontos extras de cobertura são instalados. Na terça-feira, por exemplo, o ginásio da Escola São Pedro foi aberto para receber mais 15 pessoas, mas apenas uma das camas do local foi utilizada - nem mesmo o Albergue registrou lotação máxima no dia. Lara explica que a estrutura montada no São Pedro seguirá funcionando, mesmo após a passagem do ciclone, mas apenas como apoio, já que a prioridade é o albergue, que fornece todo o suporte, com higiene e alimentação. “São Pedro é mais para casos de emergência, mesmo”, explica.

Lara explica que a busca ativa por pessoas em situação de rua são constantes e acontecem todos os meses - mas durante o inverno e períodos de frio intenso, as buscas são intensificadas, principalmente em locais de maior concentração, como na Concha Acústica da Praça Esporte e arredores da Rodoviária. “Fazemos a busca ativa em todos os bairros, sempre convidando as pessoas a irem para o Albergue. Mas tem alguns que não querem ir, não aceitam e não podemos obrigar e levar ninguém à força”, diz.

Além da intensificação das buscas e montagem de maior infraestrutura, o trabalho de respaldo a pessoas em situação de vulnerabilidade, durante o inverno, ganha reforço através de parcerias entre a secretaria e entidades religiosas. As comunidades de igrejas da cidade preparam sopas e alimentos quentes e a distribuição é realizada pelas equipes coordenadas por Graziane nos locais mapeados pela secretaria.

Também durante a passagem do ciclone, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil, garantiu a entrega de quatro mil cestas básicas para as famílias mais carentes,  entrega de lonas para envelopamento de residências em proteção ao frio e a entrega de sopa preparada nas cozinhas das escolas  Fued Kalil, Creusa Brito, Nicanor, Carlos Mário, Maria de Lourdes Molina, Kalil A. Kalil, Reny Colares e José Otávio para entregar às famílias, durante a suspensão das atividades.

Defesa Civil registra oito imóveis destelhados

Devido aos fortes ventos registrados entre a tarde de terça-feira, dia 17, e a madrugada de quarta-feira, 18, algumas casas ficaram destelhadas em Bagé. De acordo com a Defesa Civil, oito imóveis precisaram ter lonas instaladas após a ventania. Os casos foram registrados nos bairros Damé, Santa Cecília, Arvorezinha, Menino Deus, Castro Alves e Solar São Martins.

Precipitação

De acordo com dados do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a Estação de Tratamento (ETA) contabilizou 19,2 milímetros (mm) até a manhã de quarta-feira. Por sua vez, na barragem Sanga Rasa o registro foi de 32 mm, na Piraí de 24 mm, e, na Emergencial, de 14 mm. No acumulado, maio totaliza 26,8 mm.



 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br