Cidade
Bagé terá startup voltada ao comércio digital local
Encontro reuniu idealizadores da Interligue Market e membros do Governo Municipal
por Redação JM
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, recebeu, na terça-feira, dia 21, os idealizadores da Interligue Market, plataforma de negócios que deve ser lançada em Bagé no próximo mês. A startup tem como propósito a inclusão digital e o fomento do comércio local.
Na ocasião, Ysrael Lopes, Tainã Milano, Thayso Alves e Henrique Dias apresentaram a Interligue Market, ferramenta tecnológica desenvolvida para a comercialização de produtos locais, funcionando também como uma espécie de rede social para empresas e negócios. “A Interligue vai beneficiar aquele empreendedor local, do bairro e que não tem acesso à informação e à tecnologia, mas que precisa se inserir no ambiente digital. Então, a nossa ideia é incluir essa pessoa para que ela possa ter visibilidade para o seu negócio dentro da sua própria cidade”, explicou Lopes.
“O nosso foco são os empreendedores e não necessariamente a empresa já estabelecida. E, assim, fomentar o empreendedor que quer usar a Interligue para divulgar o portfólio de serviços que ele oferece, o que inclui o microempreendedor individual”, salientou Alves.
A plataforma também prevê tutoriais para facilitar o acesso, o cadastro e demais serviços voltados aos empreendedores. O próprio usuário poderá incluir os produtos que deseja comercializar e editar os valores de cada produto, por exemplo.
Bayard, em nome do governo municipal, destacou que o propósito da plataforma é relevante ao aproximar de forma desburocratizada a tecnologia do grande público. Ele explica que o município está finalizando um amplo programa de fortalecimento e fomento de startups na região, reforçando conquistas na área de inovação já obtidas pelo governo, tais como Casa do Empreendedor, Coworkings, Lei de Liberdade Econômica, Praças Conectadas. O secretário ainda evidenciou o amplo processo de ativação da economia gerado a partir dos pequenos negócios por meio de eventos e atividades. “Neste período, aumentamos em cerca de 4,5 mil o número de microempreendedores formalizados, diminuindo drasticamente a informalidade”, disse ele.
Também participaram do encontro, a chefe de gabinete da SDI, Aline Chaves, a diretora da pasta, Tatiana Salim, e a coordenadora técnica da Casa do Empreendedor, Helgair Aguirre.