MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comung tem reunião com SEDUC para debater parcerias entre Comunitárias e governo do Estado

Em 25/06/2022 às 13:30h

por Redação JM

Comung tem reunião com SEDUC para debater parcerias entre Comunitárias e governo do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Assessoria de Comunicação SEDUC-RS

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), através da presidente Lia Maria Herzer Quintana, reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp0, esteve, na quinta-feira, 23 de junho, na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), para debater junto à secretária, Raquel Teixeira, as parcerias entre Comung e a pasta. A reunião abordou o programa Escolha Certa, que será assinado na próxima semana, e a Campanha #MeioPorCentoJá!, elaborada pelas 14 Instituições de Ensino que compõem o Consórcio.

O Escolha Certa é uma parceria entre SEDUC e Comung que tem por objetivo viabilizar uma complementação aos estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas nos anos de 2020 e 2021. A proposta visa acrescentar o 4º ano para todos os interessados, contemplando os seguintes componentes: português, matemática, inglês, projeto de vida e letramento digital. O projeto, que já está em andamento, será assinado na próxima semana, dia 30 de junho, na Secretaria de Educação do Estado.

Lia Quintana, representando os demais reitores do Comung, levou a pauta da campanha que trata sobre a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior comunitária e pública, conforme previsto no artigo 201 da Constituição do Rio Grande do Sul, #MeioPorCentoJá!. Raquel Teixeira relatou que já foi realizada reunião entre a SEDUC e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. A Secretária afirma, ainda, que a nota técnica, que já está pronta, será discutida com outros entes, dentre eles, por exemplo, a Casa Civil, para, então, contatar o Comung.

Como relatado na Audiência Pública que debateu sobre a educação superior pública e comunitária na segunda-feira, 20, em Novo Hamburgo, junto ao deputado Issur Koch, o ‘apagão’ de professores foi reconhecido pela Secretária Estadual, que prevê a necessidade de uma ação conjunta neste tema e a ideia de articular parcerias com foco nos cursos de licenciaturas com o Comung e com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB, também presidido pela reitora da Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br