MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Coopersul projeta construção de subestação em Hulha Negra

Em 25/06/2022 às 15:20h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Coopersul projeta construção de subestação em Hulha Negra | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto começou a ser planejado | Foto: Divulgação

Atendendo quatro municípios da região, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul LTDA - Coopersul está em processo inicial de planejamento de construção de uma subestação em Hulha Negra. 

O presidente da Cooperativa, Jaci Jacinto Coelho, explica que as tratativas iniciais projetam a construção em uma área da Trigolândia, em Hulha Negra. A área em questão é de propriedade da CEEE Grupo Equatorial, que autorizou a instalação da primeira subestação da Coopersul no local.

Coelho explica que a instalação no local é estratégica, já que se torna mais próxima dos quatro municípios atendidos. A ideia inicial, inclusive, previa a construção em Aceguá, o que exigiria a instalação de 40 quilômetros adicionais de rede. Como as novas redes encareceriam o projeto, a ideia foi refutada e substituída pela área autorizada pelo grupo Equatorial.

Apesar de não especificar a potência da subestação, o presidente da Cooperativa aponta que deve atender os quatro municípios. Ainda não há previsão de valores e prazos para a obra, já que o projeto ainda é incipiente.

Atualmente, a Coopersul utiliza subestações da CEEE/Equatorial para atender os cooperados e depende da empresa em casos de necessidade de manutenção e operação. Com a instalação da própria unidade, terá maior autonomia e dinâmica para manter o fornecimento de energia fluindo. Além disso, Coelho aponta que irá possibilitar maior capacidade de transmissão.

A Coopersul atende cerca de 6 mil UCs (unidades de consumo) em Aceguá, na integralidade, e de forma parcial para Hulha Negra, Candiota e Bagé. Ao todo, utiliza mais de 1.700 km de redes e conta com cerca de 80 colaboradores.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br