MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Banrisul abre edital para financiar startups via Finep com taxas atrativas e longo prazo para pagar

Em 30/06/2022 às 12:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Banrisul abre edital para financiar startups via Finep com taxas atrativas e longo prazo para pagar | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, marcou o lançamento do edital de inovação do Banrisul Foto: Divulgação

O Banrisul lançou novo edital para financiar startups e empresas inovadoras via Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, com funding de R$ 30 milhões e cinco linhas de crédito da modalidade Inovacred. A primeira etapa do projeto foi lançada em evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com a meta de beneficiar até 150 empresas do Rio Grande do Sul, com faturamento anual inferior a R$ 90 milhões.

O presidente da instituição, Cláudio Coutinho, reforça que este movimento faz parte da estratégia do Banco em captar projetos de startups, especialmente gaúchas, com foco em viabilizar acesso ao crédito por meio da Finep. “Vamos trabalhar com recursos equalizados em um mutirão que envolverá a análise de cada projeto inscrito, de forma customizada. Os investimentos poderão viabilizar, por exemplo, a contratação de desenvolvedores, aquisição de equipamentos, consultorias e convênios com instituições de ciência e tecnologia, laboratórios e universidades”, salienta.

De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, os projetos poderão, ainda, contemplar o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes, inclusive nas áreas organizacional e de marketing. “É uma oportunidade de fomentar o ecossistema de inovação e permitir que muitas startups alcancem um novo patamar de competitividade no Brasil. Esse edital oferece vantagens únicas, como taxas atrativas e longo prazo para pagamento”, destaca.

Inscrições e processo de seleção

As startups interessadas devem se inscrever exclusivamente no site www.banrisul.com.br/editaldeinovacao, entre 20 de junho e 30 de julho de 2022, de forma gratuita. Consultas, dúvidas ou questionamentos acerca do formulário a ser preenchido podem ser sanadas no e-mail desenvolvimento_inovacao@banrisul.com.br. Os projetos selecionados serão conhecidos em 31 de agosto deste ano.

As empresas também precisarão passar pelas etapas de análise, aprovação do crédito e contratação, não contempladas no edital. As garantias deverão ser apresentadas após a etapa de seleção dos projetos, respeitando a política de crédito do Banrisul. As operações contarão, ainda, com a garantia complementar do Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), no percentual de 80% do valor do financiamento.

As cinco linhas de crédito previstas no edital são: Inovacred: financia projetos destinados ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços. Também engloba o aprimoramento dos já existentes, no ambiente produtivo ou social, para ampliar a competitividade das empresas; Inovacred Expresso: programa da Finep de apoio a empresas brasileiras inovadoras que visa facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas com histórico de inovação; Inovacred 4.0: Programa de apoio à formulação e implementação de Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização, para uso em linhas de produção, de serviços de implantação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0; Inovacred Aquisição Inovadora Telecom/Energia: auxilia, via Finep, na retomada do crescimento do setor, permitindo a aquisição de equipamentos de telecomunicações e cabos de fibra óptica produzidos no Brasil, que pertençam às posições da Nomenclatura Comum Mercosur (NCM) 85.17 ou 8544.70; Inovacred Conecta Automático: programa da Finep de apoio a empresas brasileiras inovadoras que visa induzir a cooperação entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br