MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Erva-mate Charme homenageia Vilson Souza com pacote personalizado

Em 02/07/2022 às 16:46h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Erva-mate Charme homenageia Vilson Souza com pacote personalizado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Souza faleceu em 2020, aos 86 anos Foto: Divulgação

O feito do centauro dos pampas, Vilson Souza, será relembrado durante todo o mês de julho e agosto no Estado. No ano em que são celebrados os 40 anos do Freio de Ouro, o primeiro vencedor da prova - e de tantos outros títulos ao longo dos anos - considerado o Ginete do Século, estampará as embalagens de edição limitada da erva-mate Charme.

Representante da administração da Indústria Ervateira Bonetes Ltda, responsável pela erva-mate Charme, Raianny Fatima Oliveira explica que a primeira tiragem de 30.000 itens já está em distribuição. Contudo, as vendas devem seguir até agosto, em todos os municípios em que a empresa conta com vendedores: Sant’Ana do Livramento, Bagé, Caçapava, Canguçu e Pelotas, além de estar disponível na loja online para compra. “A nossa marca, Charme, tem tudo a ver com tradição e com o Rio Grande do Sul. É uma marca que está presente das regiões de fronteira e seus valores são a cultura gaúcha, casando muito bem com a proposta do Instituto Vilson Souza”, explica Raianny.

Mas esta não é a primeira vez em que a marca participa de homenagens ao ginete. A Charme também foi parceira na publicação do livro “Coração de Cavaleiro - A arte de Vilson Souza”, lançado em 2020. O neto do ginete, Pablo Souza Alves, explica que o primeiro contato com a empresa foi intermediado pelo músico Joca Martins, amigo pessoal de Alves e garoto-propaganda da marca Charme. 

Alves conta que, à época do lançamento do livro, buscava uma empresa parceira para auxiliar na divulgação, já que alguns exemplares da obra literária foram entregues junto a cuias para influenciadores digitais. A Charme aceitou a proposta e participou da divulgação - inclusive, com embalagens personalizadas. “Na época, os pacotes foram adesivados com a foto porque não tivemos muito tempo disponível. Fizemos uma mini edição especial para divulgar junto aos livros. Desde então, essa parceria se fortaleceu e, desde então, a Charme está atuando conosco”, diz ele, que representa o Instituto Vilson Souza.

Já a embalagem da erva que está circulando atualmente surgiu no contexto de celebrar a primeira competição do Freio de Ouro, ocorrida em 1982, em que Vilson Souza sagrou-se campeão na montaria do cavalo Itaí Tupambaé, da cabanha de Osvaldo Pons. Depois disso, Souza ainda ganhou mais quatro competições do Freio de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze, sagrando-se como o maior campeão da disputa da raça Crioula no estado. A última participação aconteceu em 2001, quando o ginete contava 69 anos, em que levou para casa o Freio de Prata. 

Nascido em Uruguaiana em 1934, Vilson Souza faleceu em dezembro de 2020, aos 86 anos, marcando a história do Estado como um dos maiores ícones da tradição gaúcha. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) nomeou-o como Ginete do Século.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br