MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Especialista realiza mapeamento para classificação da Ciclorrota Internacional do Pampa

Em 05/07/2022 às 15:50h

por Redação JM

Especialista realiza mapeamento para classificação da Ciclorrota Internacional do Pampa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Mariana Bond

O diretor técnico da Nomas, empresa responsável pela implantação da Ciclorrota Internacional do Pampa, Luís Marcelo Rodrigues, saiu da Praça da Estação, na manhã desta terça-feira, dia 5, para percorrer o percurso da “rota 1” do trajeto. O projeto foi lançado durante a 3ª Expopampa, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur).

O caminho realizado por Rodrigues corresponde ao trecho que vai da Praça até o Corredor do Espantoso, somando 42 quilômetros. O trabalho do diretor é mapear o percurso para identificar a perspectiva do ciclista e verificar o nível de dificuldade da rota, assim como os pontos de parada e alimentação.

“Vai ter uma classificação do percurso, com QRCode, e através do código o cicloturista acessa o site para baixar os mapas e um guia de navegação, onde terão informações como pontos de emergência, de alimentação, de hospedagem, borracharia, bicicletaria, farmácias, ou seja, pontos necessários para que dê tudo certo no percurso”, explica ele.

O percurso da Ciclovia Internacional do Pampa prevê a partida do Largo do Centro Administrativo com passagem por edificações históricas do município até atingir os Cerros de Bagé; seguindo pela BR-153 até o Corredor do Espantoso, atingindo o Corredor Internacional, divisa entre Brasil e Uruguai, que leva ao município de Aceguá.

O titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, ressalta a importância da Ciclorrota Internacional do Pampa como a primeira entre fronteiras das Américas, o que possibilitará a integração de brasileiros e uruguaios reforçando os laços identitários, sociais e econômicos entre os povos. "A cultura da bicicleta deve ser também valorizada por ser um meio de transporte sustentável, que potencializa os ativos econômicos da região, as belezas naturais, hábitos e costumes", salienta.

Rodrigues acredita que, em cerca de 100 dias, o trabalho de mapeamento e classificação da Ciclorrota seja finalizado, seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br