MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Contaminações por Covid-19 ultrapassam dois mil casos em julho

Em 02/08/2022 às 09:37h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Contaminações por Covid-19 ultrapassam dois mil casos em julho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Clube Comercial deixa de sediar aplicações de vacinas e testagem | Foto: Felipe Valduga

O mês de julho foi marcado por um novo avanço de contaminações por Covid-19. Em relação a junho, houve um crescimento de 19,3% do número de novos casos. Em contrapartida, o número de vítimas fatais diminuiu em um comparativo entre os dois meses.

O mês de julho iniciou com 25.168 casos e encerrou com 27.373 casos - registrando 2.205 novos diagnósticos. O índice é superior a junho, que teve aumento de 1.848 casos, além de ser significativamente maior do que o mês de maio, quando ocorreram 809 contaminações, o que equivale a um aumento de 172%.

Em relação aos casos fatais da doença, o registro decresceu em relação ao mês anterior. Em junho, ocorreram sete óbitos relacionados à Covid-19, e, em julho, o registro diminuiu, com quatro mortes associadas ao vírus. 

Já os índices de casos com complicações, que exigiram internação clínica, manteve uma média semelhante a do mês anterior. Julho iniciou com quatro leitos clínicos e dois de UTI ocupados e encerrou com cinco leitos clínicos e dois de UTI. 

O secretário adjunto de Saúde, Dr. Ricardo Necchi, avalia que a pandemia está em um novo cenário. “Está praticamente endêmica, que é o que se imaginava que ia acontecer. Temos que incorporar o covid à nossa realidade, transformando essa situação atual como mais uma patologia que temos que lidar junto com as outras. A doença não é mais o centro de toda a nossa atividade”, avalia.

O médico informa, ainda, que os dois óbitos ocorridos durante as duas últimas semanas - inclusive um homem de 34 anos - deram-se em pacientes fragilizados por outras comorbidades. “São pacientes com muitas comorbidades, em que o covid participa do óbito, mas não chega a ser a causa principal”, destaca. Ele ressalta a importância da vacinação para evitar complicações e casos fatais. “As pessoas com mais de 60 anos ou comorbidades precisam da quarta dose para evitar quadros graves e ter cobertura vacinal suficiente”, frisa.

Nova etapa de vacinação e testagem

Inclusive, a vacinação segue em nova etapa. O Clube Comercial deixa de sediar a aplicação do imunizante e testagem da população.

Conforme explica Necchi, desde segunda-feira, as vacinas são realizadas nos postos de referência: Centro Social Urbano - CSU, Castro Alves, Floresta, Arvorezinha, Caic e Sá Monmany. Já o projeto Testar continua, com 60 testes realizados diariamente no CSU, Arvorezinha e Sá Monmany, das 14h às 17h. “Consideramos que foi um sucesso, tanto a vacinação em massa iniciada no ginásio da escola São Pedro e, posteriormente, no Comercial”, avalia o secretário adjunto.

Até o momento, 109.276 mil pessoas receberam a 1ª dose; 95.690 mil receberam a 2ª dose. Em dose única, 3.401 cidadãos foram imunizados. Em relação as doses de reforço, 60.564 pessoas receberam a 1ª; 12.764 mil receberam a 2ª, enquanto 2.236 pessoas receberam a dose de reforço adicional.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br