MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense realizará terceira exposição fotográfica em Portugal

Em 13/08/2022 às 18:41h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bajeense realizará terceira exposição fotográfica em Portugal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Lucia Medeiros/Arquivo Pessoal

Aos 70 anos, a bajeense Lucia Medeiros deve emprestar seu olhar e subjetividade à sua terceira exposição fotográfica na Europa. A partir do dia 20, seu trabalho recente poderá ser visitado no Museu de Faro, em Portugal, país que escolheu para viver desde 2017.

A exposição “Os 2 da 33A” - sala onde acontece a Mostra, no Museu - estará disponível para visita entre 20 de agosto e 16 de outubro e pode ser considerada interativa. Isto porque, junto à Lucia, também expõe o fotógrafo Vinicius Almada. O autor de cada foto não estará identificado, deixando espaço para os visitantes votarem em qual dos dois capturou a imagem. A ideia é contrapor o ponto de vista e as ideias de mundo de duas pessoas, de gênero, faixa etária e vivências diferentes.

Fotografia na inquietude produtiva

Nascida em Bagé em 1952, Lucia mudou-se para Porto Alegre, ainda criança, após a transferência do pai, funcionário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Ela recorda que, aos 9 anos, ganhou a primeira câmera: uma Kodak, com direito a um rolo de filme 400ASA de “12 poses” por mês. Com o passar dos anos, foi trocando os equipamentos por outros mais modernos e com mais recursos. “Na verdade, me deram uma câmera porque era uma criança que não parava quieta. Deram um jeito de tornar essa inquietude produtiva. Mesmo quando não tinha filme, ficava ‘enquadrando’, vendo as coisas pelo visor da câmera”, recorda.

Lucia já traz no currículo outras exposições, como em 2020, quando expôs seu trabalho na Casa Das Artes em Tavira e, em 2021, no Consulado do Brasil em Faro, na Exposição Olhares Migrantes. “Agora em 2022, no Museu Municipal de Faro, é a terceira exposição em Portugal”, conta.

Em sua primeira exposição, contou com a apresentação de um renomado fotógrafo português, Fernando Ricardo. “Tenho consciência que esse aval carreou olhares qualificados  para meu trabalho, que, de outro modo, talvez demorassem muito a perceberem minha presença”, comentou.

Graduada em Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS, nunca fez da fotografia uma profissão, mas sempre a utilizou para exercitar a criatividade e mostrar seus diferentes pontos de vista do mundo. Em seu portfólio, traz variações de temas com diferentes composições, desde fotografias de ambientes urbanos até paisagens. “Minha preferência é pela estética da melhor luz, onde ela estiver. Talvez, por isso, essa aparente miscelânea. Estou sempre olhando o que os mestres fotógrafos fazem e o que as artes plásticas oferecem como inspiração”, conta.

Apesar de ter saído ainda criança da cidade, a artista mantém vínculos com a cidade, com familiares que costuma visitar. Questionada se planeja uma exposição na terra natal, afirma: "Para isso precisa de convite. Seria uma grande honra".

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br