MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Fogo Simbólico da Pátria chega em Dom Pedrito

Em 19/08/2022 às 15:06h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Fogo Simbólico da Pátria chega em Dom Pedrito | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A cidade de Dom Pedrito recebeu, na quinta-feira, dia 18, o Fogo Simbólico da Pátria. A chama foi conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN) do Estado do Rio Grande do Sul, até a 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada. Neste ano, o tema Nacional e Estadual é “200 anos da Independência do Brasil - A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”. A Capital da Paz tem como temática municipal “150 Anos de Dom Pedrito”. 

A solenidade foi liderada pelo comandante da 3ª Cia, capitão Carlos Vinicius Ottone Bittencourt, e teve a participação do vice-prefeito Diego da Rosa Cruz (Guiga), do secretário de Educação Marco Antonio Rodrigues e professoras da Secretaria da Educação. O Fogo Simbólico ficará na Companhia até o dia 1° de setembro, quando inicia a programação da Semana da Pátria 2022.

História

Foi aceso em 1937, no Estado, por um grupo de pessoas que queria um símbolo para representar o fervor do amor à Pátria. Então, pensaram no fogo por ser companheiro do homem desde a pré-história. O símbolo recebeu o nome de Fogo Simbólico da Pátria e tinha como missão percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica. Em 1938, a LDN, criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, quando começou a distribuição da centelha pelos municípios com o objetivo de manter acesa a chama do amor à Pátria, tradição que permanece viva até os dias de hoje.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br