MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Justiça Federal suspende licenciamento ambiental da usina Nova Seival

Em 23/08/2022 às 09:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Justiça Federal suspende licenciamento ambiental da usina Nova Seival | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto prevê a construção da maior usina termelétrica do estado, com geração de 726 megawatts de energia Foto: Reprodução /JM

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre julgou procedente, no dia 12, a Ação Civil Pública ajuizada por entidades dos movimentos sociais e ambientais que questionam o licenciamento ambiental da Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival, localizada nos municípios de Candiota e Hulha Negra. A sentença mantém suspenso o processo de licenciamento com prazo para resolver os apontamentos relativos ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) apontados pelo IBAMA e diversos pareceres técnico-científicos apresentados no processo.

Os pareceres que apontam irregularidades no processo de licenciamento foram elaborados por universidades públicas do RS e por entidades da sociedade civil. Contudo, o principal agravante apontado é o consumo de água na operação da usina - cerca de  38.280 metros cúbicos por dia - em uma área de histórica escassez hídrica.

Empresa se manifesta ao JM

O diretor-executivo da Energias da Campanha, Roberto Faria, informou que a empresa está analisando a sentença e os pareceres, para recorrer juridicamente à decisão da suspensão.  Além disso, Faria questiona um dos pontos da sentença: a anulação da audiência pública, realizada em formato virtual em maio do ano passado. A decisão exige a realização de, no mínimo, mais três audiências, em formato híbrido (presencial e virtual), em Porto Alegre, Hulha Negra ou Candiota e Bagé. “Nosso entendimento é que todo o processo de licenciamento ambiental foi feito de acordo com as normas do Ibama, inclusive as audiências. Não achamos sentido em refazer as audiências, ainda mais em um local como Porto Alegre, que não está na área de abrangência da usina”, destaca.

Vale lembrar que o projeto da UTE Nova Seival está suspenso desde setembro de 2021, quando a 9ª Vara Federal de Porto Alegre concedeu liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelas entidades Instituto Preservar, Ingá Estudos Ambientais, Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida, Centro de Educação Popular e Pesquisa em Agroecologia e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.

A Copelmi e a Energia de Campanha são as empresas responsáveis pelo projeto, que prevê a construção da maior usina termelétrica do estado, com geração de 726 megawatts de energia a partir do carvão da Mina Nova Seival.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br