MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Na disputa mais acirrada de sua história, Urcamp elege reitoria para gestão 2023/2026

Em 05/09/2022 às 19:30h

por Redação JM

Na disputa mais acirrada de sua história, Urcamp elege reitoria para gestão 2023/2026 | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Yuri Cougo Dias

Ao longo da quinta-feira, dia 1º, acadêmicos, funcionários e professores integraram o processo eleitoral para definir a reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) para a gestão 2023/2026. No processo ápice da democracia da Instituição de Ensino Superior, os eleitores escolheram, na disputa mais acirrada registrada até então, Antônio Evanhoé Pereira de Souza para assumir o cargo no próximo período - na imagem, ele e a atual reitora, Lia Maria Herzer Quintana, se cumprimentam durante a apuração de votos.

Na eleição, que contou com um sistema híbrido de votação, com cédulas impressas e registro de acompanhamento digital, foram mais de 1,5 mil votantes (1.060 alunos, 300 funcionários e 216 docentes), representando os campi de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Santana do Livramento.

Na disputa, estavam duas chapas. Uma com a atual reitora, professora Lia Maria Herzer Quintana, que buscava seu quarto mandato junto ao candidato a vice, professor Derli João Siqueira Silva. Do outro lado, a chapa de oposição foi capitaneada pelo professor Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, tendo o professor Guilherme Cassão Marques Bragança como candidato a vice.

O pleito foi tão disputado que a Comissão Eleitoral, mesmo após a apuração dos votos, na sexta-feira, dia 2, decidiu adiar, momentaneamente, a homologação do resultado final para a segunda-feira, dia 5. Isso em função do resultado final, em que a diferença percentual de votos foi extretamente apertada.

Na apuração, a Chapa 1 totalizou 1.071 votos, vencendo no segmento alunos (857), e obtendo a preferência de 109 funcionários e 105 professores. Já a Chapa 2 totalizou 488 votos, vencendo nos segmentos de funcionários (188) e professores (108), e obtendo a preferência de 192 estudantes. Entre os votos em branco, foram 9 de discentes, 3 e técnicos-administrativos e 1 de docentes. Já entre os nulos, foram dois de discentes e dois de docentes.

Vale lembrar que, na eleição para reitoria, o voto de docentes tem peso maior (7), seguido por funcionários (2) e alunos (1). Por isso, o cálculo percentual definitivo leva em consideração estes valores. Desse modo, a Chapa 1 alcançou 49,3793501% e a Chapa 2 49,3446540% - diferença menor que 1%.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Lourdes Helena Martins da Silva, a regra do Estatuto leva em consideração o maior número de pontos na eleição. "Aplicando-se o artigo 39 do referido Estatudo, o vencedor é o candidato que obteve o maior número de pontos na soma das categorias de eleitores do Colégio Eleitoral. (...) O maior número de pontos obtidos na conversão dos votos em pontos é da Chapa 1, considerando-se aqui o maior número obtido na soma dos votos das diferentes categorias. Frisamos que o maior número de pontos poderia ser tanto uma diferença expressiva quanto aquela que seja ínfima, como acontece na situação em análise", pontuou.

Avaliação
Para Sobrinho, a vitória no pleito representa a “renovação” enquanto instituição na comunidade. “Está renovado, podem acreditar nisso. Foram duas semanas de disputa limpa, justa, educada e gentil. Obrigado a todos os meus companheiros de chapa, o Guilherme, nossos alunos que foram fundamentais nesse pleito. Agora nós vamos renovar. A Urcamp é de todos”, destaca.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Bragança enfatiza o engajamento dos alunos como fator fundamental. “Para nós é uma vitória dos alunos. A instituição é feita por alunos e para os alunos. Nós somos a máxima representação deles. É uma resposta muito linda. Jamais estamos desfazendo tudo que já foi feito, só queremos fazer um trabalho ainda mais diferenciado também”, ressalta.

A atual reitora, Lia Maria Herzer Quintana, que não acompanhou a homologação do resultado em função de estar com uma gripe, disse que se manifestará oficialmente em um momento oportuno.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br