MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé sedia evento que debate Arquitetura e Urbanismo e o futuro da profissão

Em 29/03/2023 às 17:42h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bagé sedia evento que debate Arquitetura e Urbanismo e o futuro da profissão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Complexo do Museu Dom Diogo Souza sedia a etapa de Bagé do evento | Foto: Tiago Rolim de Moura

Com o objetivo de aproximar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) dos profissionais do interior do Estado e provocar reflexões e novas ideias sobre o futuro da profissão, a primeira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo tem Bagé como um dos municípios sediadores. Inclusive, professores da Urcamp estão entre os palestrantes da programação.

A atividade, que já passou por Rio Grande, iniciou nesta quarta, dia 29, em Bagé, e encerra na quinta-feira, dia 30, a programação de palestras e oficinas, seguindo para Pelotas. O evento é gratuito e destinado a profissionais e estudantes da área e pessoas interessadas nos temas abordados nas palestras, mesas temáticas e oficinas.

A atividade inicia com uma palestra sobre o Roteiro e Patrimônio de Bagé, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre a história da formação da cidade de Rio Grande através do olhar da Arquitetura e Urbanismo. A atividade teve como mediadores os arquitetos urbanistas Márcia Elizabeth Martins e José Daniel Craidy Simões. Já os palestrantes, responsáveis por abordar a temática, foram os arquitetos e professores da Urcamp, Sandro Martinez Conceição, Magali Nocchi Collares Gonçalves e Maria de Fatima Schimitd Barbosa.

A atividade principal da edição acontece durante a noite desta quarta-feira, com a palestra “Patrimônio, projeto e paisagem urbana: reflexos e projetos”.  A conversa será conduzida pelo professor, doutor em Arquitetura e Urbanismo, com passagem por universidades de diferentes continentes, pesquisador, Conselheiro Nacional do Iphan e do Conselho Deliberativo do ICOMOS Brasil, Nivaldo Andrade, e mediada por Andréa Hamilton Ilha, conselheira do CAU/RS na Gestão 2021-2023 e atual vice-presidente do Conselho.

Já na quinta será a vez da palestra “Fuja das Armadilhas da Profissão: Segurança para você e seu cliente”, que abordará três temas fundamentais para o exercício profissional: contratos, Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) e ética. A atividade acontece a partir das 9h, também no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza.

O arquiteto e urbanista formado, Fábio Müller, atual docente e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, diretor Executivo da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) e conselheiro CAU/RS 2021/2023, conduz a conversa, que será mediada por Andréa Hamilton Ilha. Já durante a tarde, a partir das 14h, acontecem as oficinas Oficina “EPA” [Estrutura Para Arquitetos] e Gestão de Projetos para Arquitetos.

A entrada é franca e a inscrição deve ser realizada através de link disponibilizado no site do CAU.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br