MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense lança livro de memórias em prosa poética

Obra editada pela Libretos tem sessão de autógrafos neste 13 de abril, em Porto Alegre

Em 11/04/2023 às 19:32h
Alana Portella Gonçalves

por Alana Portella Gonçalves

Bajeense lança livro de memórias em prosa poética | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Luísa Gomes

Com uma proposta de um livro de memórias em prosa poética, a escritora bajeense Fátima Farias lança "Santas de Casa". Através da Editora Libretos, a obra é um ir e vir, “como uma dádiva em forma de libertação”. A autora propõe uma boa viagem ao leitor, na revolução poética afro, indígena, gaúcha e periférica. Em "Santas de Casa", Fátima descreve como personagem principal o Afeto.

Fátima é poeta, compositora, produtora e articuladora cultural. Participa de saraus, rodas de conversa e palestras, tem textos publicados em coletâneas e revistas. Sua primeira obra individual em poesia foi Mel e Dendê, também publicada pela Libretos, em 2020. Santas de Casa é seu primeiro livro de memórias em prosa poética. É co-idealizadora do projeto literário Geladeiroteca da Bonja, que tem por objetivo espalhar livros e histórias para jovens e crianças, valorizando a educação arte e cultura. 

A bajeense chegou a Porto Alegre no início dos anos 1980. Quando desceu na rodoviária, se descreveu um tanto assustada com o barulho e o movimento de gente, com duas malas nas mãos, "uma contendo roupas e outra contendo histórias", descreve. Por nunca ter esquecido sua origem, jamais abandonando sua essência, “construída com dores, lamentos, carência, mas acima de tudo afeto”, a autora, em Santas de Casa, conta um pouco de sua história - são fragmentos reais de sua infância e adolescência, que vêm à tona durante a pandemia, em forma de prosa, diálogos e versos.

“Penso na possível, quase certa hipótese de deixar esse mundo a qualquer momento levando informações e relatos importantes para uma vala comum”, diz. Os assuntos passaram a habitar em sua mente e ela resolveu escrever essa história, inspirada em seu passado, “lá no quintal de casa”. Fátima permitiu que ficasse visível, em certos pontos do texto, a conexão direta com Carolina Maria de Jesus em seus diários e poemas famintos por mudanças. Conceição Evaristo também a visita como mestra e rainha nesse resgate de memória tão viva e presente. Fátima escreve de uma forma simples, com a intenção de atingir pessoas de todas as classes, sem qualquer tipo de cerimônia.

O lançamento da obra será no dia 13 de abril, às 19h30, em Porto Alegre. O evento cultural tem apoio do Sarau Livre, Gente de Palavra, Sarau Afrogueto urbano, Poetaria, Sarau da Invencionática, Sopapo Poético e Sarau das Minas, iniciativas que estarão presentes no Sarau Santas de Casa. Haverá, ainda, a sessão de autógrafos da autora. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br