MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Região busca formatar arranjo produtivo local para o setor de lã

Meta é estimular a criação de ovinos para atender mercados emergentes e artesanato de valor agregado

Em 22/07/2023 às 07:33h

por Redação JM

Região busca formatar arranjo produtivo local para o setor de lã | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura


Ao longo dos próximos dias, encontros em municípios da região da Campanha debaterão a cadeira produtiva da lã. As agendas, que preveem atividades em Hulha Negra, Bagé, Candiota e Caçapava do Sul, buscam estimular a criação de ovinos com a finalidade de aumentar a produção de lã com qualidade para atender mercados emergentes e o artesanato de valor agregado.

Responsável por coordenar o projeto, a pesquisadora e professora da Urcamp, Elisabeth Drumm, explica que a articulação faz parte de uma proposta aprovada em edital da Fapergs, pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico-Tecnológico Regional do Rio Grande do Sul. "É um recurso específico que veio para o Corede Campanha. Neste caso, para a construção de um APL (Arranjo Produtivo Local) que seja reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado", comenta.

A proposta regional sustenta que a cadeia da lã ovina local vem sendo impactada. "A concentração de processos como o lavar e o cardar a lã, em complexos industriais com elevada capacidade produtiva, diminui o acesso a matéria-prima essencial para a produção do artesanato", aponta o projeto que buscou viabilizar a iniciativa. Com base disso, os proponentes apontaram que, mesmo com o aumento de rebanhos na região Norte do país, houve uma diminuição nas demais, o que inclui a Campanha gaúcha. O diferencial é que apenas na região os ovinos têm duplo propósito, ou seja, além de carne, focam na produção de lã. "Assim, o desenvolvimento, na perspectiva territorial, está atento ao território como um todo, compreende a sua dinâmica e a sua diversidade, e a partir daí, propõem estratégias de promoção de desenvolvimento regional sustentável".

Para tanto, os encontros tratarão de pautas como fontes de recursos, mapeamento, posicionamento, capacidades de inovação, bem como a situação atual e satisfação em relação à capacidade de organização, planejamento e cooperação. A primeira agenda será dia 26,  a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Hulha Negra.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br